Artrose de Joelho

A artrose de joelho é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.

artrose-de-joelho

Só é considerada artrose de joelho quando a articulação já sofreu lesão na cartilagem e há pelo menos um ponto de exposição do osso subcondral nas duas superfícies de contato.

A dor muitas vezes é esporádica mas com evolução gradual da intensidade chegando até o formação de um quadro de dor continua. Essa dor muitas vezes ocorre não só pelo desgaste mas também pela mudança no eixo mecânico de rotação do joelho causado pelo desgaste.

O tratamento da artrose de joelho pode ser dividido em conservador (fisioterapia e medicação) e cirúrgico dependendo do grau da lesão. No Instituto RV acreditamos que na maioria dos casos o tratamento conservador é suficiente para tratar a artrose de joelho. O grande diferencial é focar a terapia não somente no alivio temporário da dor mas sim na restauração da função do joelho eliminando a alteração mecânica causada pelo desgaste.

Vários estudos demonstrado que exercícios específicos com ênfase no fortalecimento muscular do joelho e principalmente do quadril podem ser eficazes para alivio da dor. Além disso, exercícios de controle motor e de equilíbrio ajudam no alivio da dor e restauração da função e mecânica articular normal.

Proposta de Tratamento do Instituto RV:

  • Analgesia com Compex Wirelles;
  • Kinesio Taping;
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Execícios de controle motor
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.

Continue lendo as patologias ortopédicas mais comuns:

Rolar para o topo