fbpx

Artrose de Joelho

A artrose de joelho é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.

Artrose de Joelho

Só é considerada artrose de joelho quando a articulação já sofreu lesão na cartilagem e há pelo menos um ponto de exposição do osso subcondral nas duas superfícies de contato.

Sintomas da Artrose de Joelho

A dor muitas vezes é esporádica mas com evolução gradual da intensidade chegando até o formação de um quadro de dor continua.

Essa dor, na maioria das vezes, não ocorre só pelo desgaste mas também, pela mudança no eixo mecânico de rotação do joelho causado pela lesão. Por isso, no tratamento é fundamental restaurar a função através de exercícios específicos.

Tratamento da Artrose de Joelho

O tratamento da artrose de joelho pode ser dividido em conservador (fisioterapia e medicação) e cirúrgico dependendo do grau da lesão.

As pesquisa médicas indicam que a fisioterapia é melhor tratamento para combater os sintomas provocados pela artrose de joelho, desde que a fisioterapia atue não somente no alivio temporário da dor mas sim na restauração da função do joelho eliminando a alteração mecânica causada pelo desgaste.

Vários estudos demonstrado que exercícios específicos com ênfase no fortalecimento muscular do joelho e principalmente do quadril podem ser eficazes para o alívio da dor. Além disso, exercícios de controle motor e de equilíbrio ajudam na restauração da função e mecânica articular normal.

Proposta de Tratamento do Instituto RV:

  • Técnicas de Analgesia;
  • Bandagens Funcionais;
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios de controle motor para restaurar mecânica articular
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades


No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.

Marque sua consulta nas unidades Morumbi, Saúde/Ipiranga, Perdizes, Santana, Moema e Tatuapé.

Saiba mais sobre as principais patologias ortopédicas:

  • Artrose de Joelho A artrose de joelho é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.… Leia Mais »
    Artrose de Quadril A artrose de quadril é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.… Leia Mais »
    Capsulite Adesiva do Ombro Uma definição descrita por Earl Codman em 1934 mostra a complexidade sobre a Capsulite Adesiva do Ombro: “Esse é um grupo de casos que é difícil de definir, difícil… Leia Mais »
    Dor Anterior do Joelho A dor anterior do joelho é uma deficiência comum que afeta um em cada quatro indivíduos da população em geral em atividades e baixo impacto como caminhar,… Leia Mais »
    Epicondilite – Sinais, sintomas e tratamento. Alguns estudos demonstram, que exercícios com contração excêntrica ajuda na melhora da remodelação do colágeno. Por Instituto RV Rodrigo Garcia Originalmente, Epicondilite é o termo… Leia Mais »
    Lesão de Menisco Lesão de Menisco e Condromalácia do joelho. Lesão de Menisco é a segunda lesão mais comum no joelho. Nos Estados Unidos, 10% a 20% de todas as cirurgias ortopédicas são cirurgias de… Leia Mais »
Rolar para o topo