A artrose de joelho é uma doença degenerativa crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.
Só é considerada artrose de joelho quando a articulação já sofreu lesão na cartilagem e há pelo menos um ponto de exposição do osso subcondral nas duas superfícies de contato.
Sintomas da Artrose de Joelho
A dor muitas vezes é esporádica mas com evolução gradual da intensidade chegando até o formação de um quadro de dor continua.
Essa dor, na maioria das vezes, não ocorre só pelo desgaste mas também, pela mudança no eixo mecânico de rotação do joelho causado pela lesão. Por isso, no tratamento é fundamental restaurar a função através de exercícios específicos.
Tratamento da Artrose de Joelho
O tratamento da artrose de joelho pode ser dividido em conservador (fisioterapia e medicação) e cirúrgico dependendo do grau da lesão.
As pesquisa médicas indicam que a fisioterapia é melhor tratamento para combater os sintomas provocados pela artrose de joelho, desde que a fisioterapia atue não somente no alivio temporário da dor mas sim na restauração da função do joelho eliminando a alteração mecânica causada pelo desgaste.
Vários estudos demonstrado que exercícios específicos com ênfase no fortalecimento muscular do joelho e principalmente do quadril podem ser eficazes para o alívio da dor. Além disso, exercícios de controle motor e de equilíbrio ajudam na restauração da função e mecânica articular normal.
Proposta de Tratamento do Instituto RV:
- Técnicas de Analgesia;
- Bandagens Funcionais;
- Exercícios específicos para abolição dos sintomas
- Exercícios de controle motor para restaurar mecânica articular
- Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades
No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.
Marque sua consulta em uma das unidades do Instituto RV.
Saiba mais sobre as principais patologias ortopédicas: