Artrose de Quadril

A artrose de quadril é uma doença degenerativa crônica caracterizada pela desgaste da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies e margens articulares de forma irregular.

Geralmente acomete pessoas idosas ou tem início em idade precoce com o aparecimento dos sintomas com a passar da idade.

Artrose quadril fisioterapia

Sintomas da Artrose de Quadril

Os sintomas são dor continua localizada no quadril que frequentemente pode ser referida para a face interna da coxa e joelho.

A intensidade da dor aumenta na maioria das vezes pelo aumento de carga e movimento.  Na maioria dos casos de artrose de quadril há uma diminuição na amplitude de movimento, rigidez articular após repouso, crepitação e aumento do volume articular.

Não é comum a dor provocada pela artrose de quadril “subir” em direção da lombar. Se isso ocorrer é necessário uma avaliação criteriosa dos sintomas para excluir uma patologia da coluna. Muitos tratamento de dor no quadril não dão certo porque na verdade a dor tem origem na Coluna lombar.

No Instituto RV os profissionais estão preparados para realizar uma avaliação clínica criteriosa que identifica a origem correta da dor.

Tratamento da Artrose de Quadril

O tratamento da artrose de quadril pode ser dividido em conservador (fisioterapia e medicação) e cirúrgico.

Nos últimos anos o número de cirurgias e próteses de quadril vêem diminuindo gradativamente pois a fisioterapia tem evoluído muito nos recursos e técnicas utilizadas para o alívio da dor e restauração da função do quadril.

Um importante estudo feito em 2009 mostrou que as diretrizes de tratamento dessa lesão devem utilizar anti-inflamatórios, exercícios com ênfase em fortalecimento dos músculos do quadril, terapia manual, treino de marcha, treinamento funcional e equilíbrio. No Instituto RV os atendimentos são feitos de forma individual o que aumenta a eficácia do tratamento.

Ligue e marque sua consulta. Atendimento individual

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Proposta de Tratamento do Instituto RV:

A fisioterapia tem que inicialmente focar no alívio da dor e depois no restabelecimento da função articular e muscular. Recentemente vários estudos mostram a importância da utilização de exercícios específicos e ganho de função para aliviar a dor nos pacientes com Artrose.

Tratamentos passivos como “choquinhos”, infravermelho e ultrasom possuem baixíssima eficácia. Por isso tratamento tem que ser feito preferencialmente através de exercícios específicos.

Em todas as unidades do Instituto RV são utilizados diversas modalidades de recursos terapêuticos no tratamento da Artrose. Entre os recursos utilizados estão:

  • Técnicas de Terapia Manual
  • Exercícios Funcionais e recuperação da movimentação normal;
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios de controle motor para restaurar mecânica articular
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.