Uma definição descrita por Earl Codman em 1934 mostra a complexidade sobre a Capsulite Adesiva do Ombro:
“Esse é um grupo de casos que é difícil de definir, difícil de tratar e difícil de explicar sob o ponto de vista da patologia”.
De origem pouco conhecida, a Capsulite Adesiva do ombro se caracteriza por alteração na cápsula articular (tecido que envolve a articulação) que se encontra espessada, inelástica que se fragmenta facilmente. Ocorre fibrose o volume da articulação fica diminuindo. há uma perca grande da capacidade de movimentação do ombro, um congelamento e por isso muitas vezes essa patologia é chamada de ombro congelado.
Tratamento para Capsulite Adesiva do Ombro
É consenso que o diagnóstico precoce e a prevenção (movimentação passiva imediata após trauma ou cirurgia do membro superior) é a melhor forma de tratamento para essa patologia onde os objetivos são alivio da dor e restauração e manutenção da ampla mobilidade do ombro.
Cinesioterapia com ênfase em alongamento capsular e técnicas de mobilização articular parecem serem as mais indicadas para a melhora do quadro de dor e da diminuição da amplitude de movimento.
Proposta de Tratamento do Instituto RV:
- Técnicas de Analgesia
- Agulhamento a Seco
- Terapia Manual para liberação miofáscial e articular para ganho da amplitude de movimento
- Bandagens Funcionais
- Exercícios específicos para abolição dos sintomas
- Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades
DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888
No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.
Marque sua consulta em uma das unidades do Instituto RV.
Saiba mais sobre as principais patologias ortopédicas: