São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Capsulite Adesiva

Uma definição descrita por Earl Codman em 1934 mostra a complexidade sobre a Capsulite Adesiva do Ombro:

“Esse é um grupo de casos que é difícil de definir, difícil de tratar e difícil de explicar sob o ponto de vista da patologia”.

Capsulite Adesiva

De origem pouco conhecida, a Capsulite Adesiva do ombro se caracteriza por alteração na cápsula articular (tecido que envolve a articulação) que se encontra espessada, inelástica que se fragmenta facilmente. Ocorre fibrose (restrição) e o volume da articulação fica diminuindo. Aparentemente, há uma perca grande da capacidade de movimentação do ombro, um congelamento e por isso muitas vezes essa patologia é chamada de ombro congelado.

central de atendimento

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no tratamento de Capsulite Adesiva

Tratamento Capsulite Adesiva

É consenso que o diagnóstico precoce e a prevenção (movimentação passiva imediata após trauma ou cirurgia do membro superior) é a melhor forma de abordar  essa patologia onde os objetivos são alivio da dor e restauração e manutenção da ampla movimentação do ombro. 

Exercícios específicos com ênfase em alongamento capsular e técnicas de mobilização articular parecem serem as mais indicadas para a melhora do quadro de dor e da diminuição da amplitude de movimento. Além disso é grande a chance de haver contraturas musculares associadas e o fisioterapeutas deve ficar atento a essas contraturas e como elas interferem no movimento.

Outro fator importante é manter a função dos músculos do ombro (através de exercícios ativos) pois aparentemente a cápsula articular contribui para a estabilidade dinâmica da Articulação. Dessa forma, se os músculos “enfraquecem” a cápsula é mais exigida e provavelmente fica mais dolorida.

Proposta de Tratamento do Instituto RV:

  • Técnicas de Terapia Manual para Analgesia
  • Agulhamento a Seco
  • Liberação miofáscial e articular para ganho da amplitude de movimento
  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades
  • Exerecícios específicos para recuperação do arco de movimento
 
É fundamental avaliar a Coluna Cervical antes do tratamento e encaminhamento cirúrgico para Capsulite Adesiva porque muitas dores na região do Ombro podem estar relacionados com lesões cervicais!

Os profissionais do Instituto RV realizam todos os testes clínicos necessários para diferenciar a dor de origem cervical com a dor de origem no ombro.

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.