São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Dor Anterior do Joelho

dor anterior do joelho é uma deficiência comum que afeta um em cada quatro indivíduos da população em geral em atividades e baixo impacto como caminhar, correr, saltar, subir escadas, sentar por um período prolongado e agachar.

É também a lesão mais comum por overusse no membro inferior. Por ano mais de 2,5 milhões de corredores são diagnosticados com síndrome de dor Patelo-Femoral.

Dor Joelho

Características da dor anterior do joelho

Ela é causada por uma variedade de fatores incluindo a mecânica anormal dos membros inferiores, fraqueza dos músculos do quadril e joelho, estreitamento das estruturas laterais, atividades físicas inadequadas com a capacidade física atual ou desarranjos intra-articulares que bloqueiam os movimentos de flexão e extensão.

A condição se desenvolve gradualmente e é caracterizada por uma dor difusa na área da patela. A dor é um fator significante pois ela irá alterar as funções e inibir a atividade muscular.

A boa notícia é que o tratamento conservador é muito efetivo na grande maioria dos casos!

Tratamento para dor anterior do joelho

Vários estudos tem demonstrado que os exercícios terapêuticos devem variar de acordo com a disfunção que o paciente apresenta e que a fisioterapia deve ser a primeira escolha de tratamento para alívio da dor.

A chave para o sucesso da reabilitação das dores do joelho é identificar a causa da dor. Veja quantas alterações podem causar dor no joelho:

Dores no Joelho

Por ser uma lesão com diversas origens, o fisioterapeuta experiente saberá determinar o tratamento correto para as diferentes causas, usando recursos para cada sub-grupo:

  • Restauração da mecânica articular (muitos pacientes possuem bloqueios de movimento)
  • Fortalecimento dos músculos do quadril e coxa
  • Exercícios de controle motor dinâmico
  • Utilização de palmilhas proprioceptivas que melhoram o funcionamento dos membros inferiores.

Proposta de Tratamento do Instituto RV

O Instituto RV realiza apenas atendimentos individuais e com uma avaliação bem criteriosa, consegue diminuir o tempo de tratamento e o número de sessões necessárias para o retorno ao esporte ou atividades do dia a dia.

Os principais recursos utilizados durante as sessões são:

  • Exercícios específicos para abolição dos sintomas
  • Técnicas de Analgesia
  • Bandagens funcionais vem se mostrando um ótimo recurso para alivio de dor através do alinhamento patelar durante as atividades
  • Exercícios proprioceptivos para restauração da função e retorno as atividades
  • Exercícios de controle motor para estabilização do joelho

No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.

Marque sua consulta em uma das unidades do Instituto RV.