Hérnia de disco: Tratamento em São Paulo

A hérnia de disco é uma das doenças degenerativas da coluna vertebral mais frequentes e afeta cerca de 39% das pessoas com dor lombar crônica.

Os discos possuem núcleo gelatinoso revestido por vários anéis fibrosos. Quando há ruptura desses anéis, e extravasamento do núcleo pulposo, ocorre o que chamamos de hérnia de disco.

Esse extravasamento causa dor quando comprime a medula espinhal ou alguma raiz nervosa ao longo da extensão da medula. No entanto, há relatos de portadores de hérnia de disco cuja localização não exerce essa compressão, portanto não reportam sintomas de dor.

A partir dos 40 anos, o corpo humano começa a sofrer perda de líquido e é natural que os discos intervertebrais diminuam de volume e percam hidratação. Quando desidratados, eles perdem resistência, e ficam mais rígidos, aumentando a chance de fissuras nos anéis propiciando o aparecimento da Hérnia de Disco.

Os principais sintomas de hérnia de disco são:

  • Dor local ou irradiada para braços e pernas;
  • Pode ocorrer formigamento, alteração da sensibilidade, sensação de choques, perda de força, alterações no reflexo:
  • Perda progressiva da capacidade de movimentar a coluna;
  • Dor em posturas estáticas prolongadas;

Um estudo de 2014 mostrou que a intervenção cirúrgica só deve ser feita após 6 a 12 meses após a falha do tratamento conservador. Embora alguns cirurgiões prefiram uma intervenção mais precoce, o estudo afirma que na ausência de déficits neurológicos, seis a dozes meses dão ao paciente tempo para ele melhorar através de fisioterapia sem a necessidade de um procedimento invasivo.

Outro estudo mostrou que a regressão espontânea do tecido herniado do disco pode ocorrer e ser completa após o tratamento conservador.

Fica claro que para um tratamento efetivo, a avaliação de um fisioterapeuta especializado é essencial, pois ele irá identificar quais as modificações que a lesão provocou e assim prescrever o melhor tratamento, verificando qual técnica de reabilitação é mais efetiva para cada caso.

O Instituto RV elaborou um tratamento para hérnia de disco há 9 anos, chamado de RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral que promove a diminuição da dor e dá independência ao paciente nos pós tratamento, evitando as recidivas e promovendo o retorno do indivíduo as suas atividades esportivas e ocupacionais.

Está com hérnia de disco e procura um tratamento efetivo? Agende uma consulta com um de nossos especialistas em tratamento não cirúrgico para coluna e livre-se das dores.

São 5 unidades em Moema, Tatuapé, Santana, Perdizes e Alphaville.

 Referências:

Lumbar Disc Herniations ‘To Operate or Not’ Patient Selection and Timing of Surgery – 2014.

The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review – 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *