Skip to content

Nosso Blog

O movimento que cura

Ruptura do Manguito Rotador

As lesões no ombro, principalmente as do “famoso” manguito rotador, atingem principalmente mulheres acima de 40 anos e é a segunda maior causa de consultas ortopédicas perdendo apenas para a dor lombar.

O suprimento sanguíneo deficitário dos músculos do ombro são um dos principais fatores para desenvolvimento de dor e lesão. Além disso, o trauma, impacto e o atrito entre as estruturas são também fatores considerados como causadores da lesão do manguito rotador.

Lesão Manguito rotador

O tratamento conservador com fisioterapia e medicação costumam ser eficiente nos primeiros episódios de dor e por isso a importância de procurar logo um profissional. O tratamento deve ser feito através de exercícios específicos e técnicas de terapia manual. Tratamentos passivos como “choquinhos”, ultrassom e infravermelho não apresentam bons resultados.

Em alguns casos pode ocorrer a ruptura completa dos tendões do manguito rotador. Nesses casos, o tratamento cirúrgico geralmente é indicado e o tratamento pós-operatório pode se prolongar por meses.

Porém, alguns estudos estão mostrando que mesmo no caso de Ruptura Total a fisioterapia pode recuperar o paciente da mesma forma que a cirurgia. Um exemplo é o estudo publicado pela Journal of Shoulder and Elbow Surgery (Revista Médica de Cirurgia Americana) onde os pacientes com ruptura COMPLETA do manguito rotador foram acompanhados por 5 anos. Os pacientes foram submetidos a 3 meses de tratamento conservador, de forma precoce após a lesão, e após 5 anos apresentavam a mesma condição de quem fez cirurgia de ombro.

Fica claro que, nas rupturas COMPLETAS de manguito rotador, o paciente pode optar por qualquer um dos tratamentos (cirúrgico ou não cirúrgico) que o desfecho vai ser o mesmo.

O tratamento para o manguito rotador é sem cirurgia e com poucas sessões

No Instituto RV os atendimentos são individuais e o paciente é tratado de por profissionais experientes que utilizam protocolos específicos de atendimento, diminuindo o tempo de recuperação e aumentando a chance de um bom resultado.


(11) 2091-1267 | (11) 4118-3569

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

O RCV é utilizado desde 2010, com 90% de APROVAÇÃO!

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Agendar minha consulta via Whatsapp

Gostou do conteudo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Tratamento de Coluna:

Baropodometria:

Fazer Agendamento
1
Olá, posso te ajudar?
Destrave-se!
Faça seu agendamento aqui!