fbpx

Músculos estabilizadores da coluna vertebral

Os músculos abdominais são os estabilizadores globais da coluna vertebral e são essenciais no auxílio do movimento do tronco. Eles são responsáveis por movimentos mais amplos e participam dos movimentos de flexão e rotação da coluna.

Durante anos os tratamentos para dor nas costas foram baseados no controle, ativação e relaxamento desses músculos mas atualmente sabemos que eles são apenas uma parte de todo o processo de reabilitação do paciente.

músculos estabilizadores da coluna

Os músculos mais profundos, como o transverso do abdômen e o mutifídussão estabilizadores locais, e têm como função controlar movimentos de translação e cisalhamento das vértebras. São protetores essenciais para todos os componentes que envolvem a unidade vertebral e também devem ser levados em consideração durante o tratamento de coluna.

Alguns estudos mostraram que, em situações de dor aguda ou crônica, os músculos profundos perdem a capacidade de contração antecipatória ou contraem com atraso.

Dessa forma a coluna se movimenta sem a proteção dos músculos estabilizadores da coluna.

Isso é comum em atividades como:

  • Levantar uma carga;
  • Espirrar ou tossir;
  • Realizar trocas posturais (de sentado para em pé, por exemplo).

As pessoas que perdem essa capacidade de gerar contração antecipatória possuem um tendência maior em ter dor nas costas devido ao aumento da força de cisalhamento entre as vértebras. Por isso, em casos de instabilidade vertebral, é fundamental treinar também os músculos estabilizadores da coluna vertebral.

Até mesmo atletas com muita força do reto abdominal pode ter fraqueza dos músculos profundos.

Não são todos os exercícios abdominais que ativam esses músculos profundos. A contração efetiva deles é feita através da técnica de Estabilização Segmentar Vertebral (ESV). A ESV consegue recuperar a ativação normal desses músculos, diminuindo a dor e fazendo com que a recidiva ocorra com menor frequência.

Todos os profissionais do Instituto RV utilizam a técnica de ESV para tratamento e prevenção da dor na coluna vertebral.

A ESV é uma das técnicas do RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, tratamento não cirúrgico da coluna vertebral utilizado pelo Instituto RV desde 2010 e que já ajudou mais de 8 mil pacientes com dor nas costas.

O RCV utiliza diversas técnicas de tratamento, que são escolhidas de acordo com as características clínicas individuais de cada paciente.

Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Músculos estabilizadores da coluna vertebral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo