São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Não alongue durante a dor ciática

Não alongue durante a dor ciática!!!

Com certeza você já viu, em algum lugar, pacientes com dor no nervo ciático alongando sua perna como na cena abaixo certo?

Não alongue durante a dor ciática

Por mais difícil que pareça, esse tipo de alongamento em pacientes que possuem dor ciática é totalmente contra indicado.

Mas porque não alongar na dor ciática?

Novamente é estranho ler ou ouvir isso, mas alongamento não trata nem previne lesões. 

Acredite, não há evidências científicas que alongar, seja na dor ciática ou qualquer outra dor, traga benefícios ao tratamento.

Agora a pergunta é: a dor ciática pode piorar com alongamento?

SIM!

O alongamento é destinado para o músculo, não para o nervo, entretanto quando esticamos nossos segmentos e afastamos suas origens o nervo também é “esticado” e isso pode provocar dor. Quanto mais dor provocada, mais nosso sistema nervoso vai ser bagunçado com essa informação.

Então, porque provocar dor se podemos aliviá-la?

Outro ponto importante é que normalmente o alongamento que prescrevem para dores ciáticas é o da cadeia posterior (como o da imagem acima). Nesse alongamento o indivíduo flexiona a coluna lombar, o que em muitos casos não é indicado.

Sofre com dor ciática?

O tratamento pode ser mais simples do que imagina.​ Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Não procure vídeos milagrosos na internet e nem repita tratamento anteriores ou de outras pessoas. Cada um tem sua dor e deve ser avaliado por um fisioterapeuta para ser abordado de forma segura e menos dolorosa!

E lembre-se: Não alongue durante a dor ciática!

Tratamento dor ciática

O Instituto RV elaborou um tratamento não cirúrgico para dores nas costas e ciático em 2010 e já ajudou mais de 8 mil pacientes a se livrarem da dor.

O RCV é:

  • Rápido (são programas de 5 ou 10 sessões)
  • Individual (1 fisioterapeuta por paciente por 45 a 60 minutos)
  • Fisioterapia baseada em evidências científicas comprovadas
  • Exercícios específicos e técnicas de mobilização de acordo com as características de cada paciente
  • Estimula o retorno do paciente para suas atividades cotidianas e esportivas de forma precoce (sem dor)

A dor ciática só vai melhorar se o profissional fizer uma avaliação criteriosa para identificar a origem da irritação do ciático e utilizar a técnica de tratamento mais adequada ao seu caso. 

Pronto para se movimentar com a gente e voltar a fazer as atividades que a dor não permite mais realizar?

O RCV é utilizado desde 2010, com 90% de APROVAÇÃO!

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

35 respostas

    1. Boa tarde Jorge.

      Não trabalhamos com convênio. Nosso programa de tratamento é bem diferente do que o convênio utiliza e isso acaba inviabilizando o atendimento pelas operadoras de saúde.

      Caso seu convênio tenha reembolso, podemos emitir a nota e relatório. Se não tiver reembolso, ligue 2091-1267 e confira nossos valores. O programa de tratamento é rápido e acessível.

      Att, Equipe RV

    2. Eu estou sentindo dor do lado direito da lombar em baixo, acho que devido ficar muito tempo sentada costurando e formiga o corpo todo , e sinto uma queimação nos músculos das costas com formigamento também

      1. Maria, boa Tarde.

        Obrigado por seu comentário. Na maioria das vezes a postura sentada não é a causa do problema mas ficar sentada por muito tempo pode ser um complicador para a melhora do seu quadro de dor.

        Evite ficar sentada com a perna esticada e veja se isso causa algum alívio para você. Mude frequentemente de posição e faça algumas pausas em outras posições.

        Att, Equipe IRV

  1. Não estou de acordo. Tanto que entrei até achar como dar meu testemunho. Sou uma mulher ativa. Aposentada desde os 60 anos e ainda trabalho até hj. Hoje com 73 anos só não estou indo para o escritório mas continuo aqui em home office. Faço musculação desde que eu tinha 57 anos. Por acaso acabei a pouco de fazer meu treino diário. Eu o faço de 2a até 6a, e em primeiro lugar faço alongamento. Tenho uma excelente abertura de pernas e faço além dessa maneira que está na foto, levo a perna totalmente para o lado. Enfim, x em qdo se sinto dor no ciático por dirigir por muito tempo ou algum peso a mais que não acertei bem a coluna faço alongamento. Hoje por exemplo estou sem dor, mas alongo. E x em qdo faço acupuntura. Não estou desacreditando no tratamento aqui mencionado. Quero reiterar que vale a pena sim e até acredito que o que oferecem aqui tbém deve funcionar, mas eu não diria NUNCA alongue. Obrigada pelo espaço Att: Malu

    1. Olá Malu, obrigado por nos visitar e deixar seu comentário. Esperamos que você aproveite o conteúdo que preparamos para que todos saibam uma pouco mais sobre dor nas costas e outras lesões músculo esqueléticas.

      O que relatamos nesse artigo é o que as últimas pesquisas científicas mostram sobre o manejo de pacientes com dor ciática.

      Durante a crise ciática, o nervo fica extremamente sensível e não suporta grandes tensões. O tratamento preconizado atualmente é tentar diminuir essas sensibilidade para que a movimentação e “elasticidade” do nervo seja restaurada, permitindo a movimentação livre do membro inferior. Sabemos que durante a maioria dos alongamentos, a tensão é aumentada muito além da capacidade do nervo sensibilizado em seu trajeto, aumentando assim sua irritabilidade e dor.

      Existem outros recursos mais eficazes que recuperam o “comprimento” do nervo, sem gerar grandes tensões e sem aumentar a dor.

      É claro que, algumas pessoas com maior flexibilidade e características individuais específicas irão alongar durante a crise e não vão ter seus sintomas piorados. Você provavelmente pertence q esse grupo mas infelizmente a maioria vai piorar. Utilizamos o alongamento por anos mas acompanhamos a evolução da ciência e quando as evidências mostram que determinado procedimento pode piorar o quadro clínico da maioria dos pacientes somos obrigados a adequar nossas condutas.

      O objetivo do post é falar de um crença comum entre as pessoas e alertar que um procedimento simples pode não ser indicado em uma determinada situação.

      Sobre seu caso em específico, se te faz bem, mantenha! O que preconizamos para manter a saúde da coluna você já faz: Exercícios! Mantenha sua rotina de exercícios e se mantenha ativa. Isso é a melhor forma de prevenir dores nas costas.

      Ficamos felizes com seu comentário e estamos a disposição para o que for preciso!

      Att, Equipe RV.

      1. Olá, eu tive crise muito forte e realmente quando eu alongava a dor piorava, fisioterapeuta me passou uns alongamentos e uns exercicios, nao estava funcionando, foi entao que eu resolvi por conta parar de alongar e foi melhorando, hj com a pandemia eu parei de me exercitar e voltou a dor com forca total, faz um mes que estou fazendo os exercicios e nada, até que entao por um lapso de idiotice eu voltei a alongar, a dor piorou mais ainda, agora depois dessa noticia nao vou alongar mais na fase aguda

        1. Vitor bom dia!

          O seu depoimento é muito interessante e reflete muito o que nossos pacientes relatam. O alongamento realmente estressa a raiz do nervo e gera dor. É comum também a dor dar uma trégua (principalmente quando não adotamos frequentemente posições onde o nervo é alongado) e depois voltar a doer. A recidiva é comum nesses casos.

          Existe alguns tipos de exercícios e técnicas de mobilização neural que recuperam a capacidade de movimentação sem que o paciente sinta dor. Nosso tratamento é feito dessa forma e através de movimentos e exercícios específicos.

          Se precisar estamos a disposição.

          Att, equipe IRV

  2. Que piada…. É claro que vai condenar o alongamento… Seu negócio vive pela doença …. Prático alongamenro pra ciático nos moldes da cultura milenar do yoga há décadas e praticamente me curou.

    1. Bruno, boa tarde e obrigado por nos seguir!

      Existem muitas crenças sobre benefícios e malefícios de diversos recursos existentes para alívio de dor e melhora do bem estar físico e mental.

      Essas crenças podem, em determinadas situações, serem inofensivas e não causar dano e em outros casos podem piorar quadros de dor e incapacidade. Aqui no Instituto RV, a prática clínica é baseada em evidências científicas e as pesquisas não demostram benefícios do alongamento na melhora e prevenção da dor.

      Vou deixar 2 estudos disponíveis para você ler sobre isso, inclusive um onde o alongamento aumenta a chance de lesão ciática.

      Fica o registro que o movimento é o melhor recurso que temos para manter nossa coluna saudável. Nosso tratamento é baseado em exercícios e movimentos mas existem alguns que podem ajudar e outros que podem atrapalhar, dependendo da fase de recuperação.

      Por último gostaríamos de dizer que nosso negócio não vive pela doença, ele vive pela cura e pela experiência positiva de nossos pacientes durante o tratamento. O objetivo é promover a melhora clínica e funcional para que o paciente possa seguir sua vida sem dor e limitações.

      Ficamos a disposição para o que for preciso.

      Att, Equipe Instituto RV

      Estudo que vale a pena conferir:
      *https://www.e-arm.org/journal/view.php?doi=10.5535/arm.2013.37.6.886
      *https://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1002/14651858.CD007455.pub3

  3. Vocês relatam exatamente meu caso, já passei por varias clinicas, fisioterapeutas, etc e o alongamento só piora meu estado, engraçado que após as várias tentativas de alongalento com varios profissionais diferentes saio quase sem andar mas quanto mais tempo fico sem alongar me sinto cada vez melhor, vocês recomendar algum profissional no Rio que usa essa técnica de não alongar?

    1. Fernando, bom dia.

      Mandamos no seu e-mail um indicação de profissional no Rio de Janeiro que vai poder de ajudar.

      Att, Equipe RV.

  4. Ola, boa tarde… é como vocês comentaram, cada caso é um resultado, no meu caso sofro a anos de dores por inflamação do ciático, causado por mal postura, sou profissional de Educação Física e pesquiso bastante sobre essas dores, montei meu treino baseado em exercícios de fortalecimento muscular e mobilidade da coluna, e estou tendo ótimos resultados, sentir alivio nas dores e na sensação de ter algo cumprimindo o nervo, mas volto a reentrar, o que funciona para mim, não funciona para o outro, porque cada paciente pode ter um agravamento diferente um do outro, o melhor é procurar um profissional da área e pedir indicação do que seria melhor.

    1. Olá Gislene, boa tarde e Obrigado por deixar seu comentário.

      Concordamos 100% com você e seu relato é muito parecido com a maioria dos nossos pacientes. A grande maioria melhora e depois piora e de fato fortalecer e movimentar a coluna é o melhor remédio. A coluna foi feita para aguentar carga e se movimentar.

      Ficamos a disposição para o que for preciso.

      Att, Equipe RV.

  5. Boa tarde. Tenho uma hérnia de disco L5 S1. Já tive varias crises onde só o uso de medicamentos pode aliviar minha dor( dexa-citoneurin). Tenho 38 e pratico esportes como corrida, jiu-jítsu e musculação ha 20 anos. Esse problema tem me prejudicado bastante na prática esportiva, e agora mais recentemente, na minha vida pessoal e profissional. Infelizmente moro em uma ilha distante e sem recursos para tratamento e suporte médico- fisioterápico (Fernando de Noronha) e a capital mais próxima é Recife. Vocês podem me indicar um bom profissional que realiza esse tipo de tratamento de forma acessível em Recife? Infelizmente não tenho condições de me deslocar para SP e ficar dias em tratamento. Parabéns pela forma que abordam o tema! Obrigado

    1. Ivan, bom dia!

      Praticando atividade física faz com que você tenha muito mais chance de se recuperar rapidamente. Em nosso tratamento estimulamos muito nossos pacientes a se movimentarem e observamos uma diferença enorme nos resultados.

      Não temos ninguém para indicar em Recife mas vamos pesquisar aqui com os colegas e mandamos o contato se conseguirmos alguém de confiança.

      Já pensou no atendimento on-line? Nossa equipe está realizando muitos atendimentos nesse formato com ótimos resultados. Acredito que seria excelente para você. Entre em contato conosco que passamos todas as informações.

      Att, Equipe RV

  6. Olá , boa tarde !
    Estou sentindo dores fortes no ciático e muita queimação no corpo .
    Estou no pós parto cesariana tem 16 dias , o que recomenda eu fazer para melhoras da dor ?
    Pois não estou aguentando de dor e queimação nas pernas e na coluna .

    1. Juliana, boa tarde!

      As dores ciaticas são comuns no pós parto e podem melhorar com o tempo.

      A dor geralmente está relaciona com as alterações posturais no pós parto e como a postura sentada com perna esticada. Evite essa posição e vê se melhora.

      Caso não melhore, sugerimos que você procure a ajuda de um bom profissional.

      Ficamos à disposição!

      Att, Equipe IRV

    1. Edna, bom dia!

      Aqui no IRV analisamos os exercícios que podem gerar dor e criamos condições para que o paciente recupere a capacidade de fazer esses exercícios e não sentir dor.

      Sugerimos que você converse com seu profissional e recupere a capacidade de fazer esse movimento sem sentir dor no dia seguinte. Dessa forma você diminui a chance de ter dores e problemas futuros.

      Obrigado por deixar seu comentário!

      Att, Equipe IRV

  7. Boa noite, existem casos de irritabilidade do nervo ciático por compressão do músculo piriforme, logo o alongamento se faz necessário e viável, então não seria problemático, existem algumas restrições de alongamentos para injúria nervosa, mas é levado em conta o local/origem da mesma, verificando a necessidade ou não do alongamento, logo, o alongamento orientado e guiado não traria malefícios ao paciente, se prescrito da maneira correta.

    1. Matheus, bom dia e obrigado por comentar nossa postagem e nos ajudar na oferta de informação para todos os seguidores.

      Por enquanto não existem evidências dos benefícios do alongamento na síndrome do piriforme (nem guidelines).

      Além disso, o efeito terapêutico do alongamento vem sendo questionado em vários estudos, sendo que em muitos mostra baixa ou nenhuma efetividade (https://sci-hub.do/https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD004577.pub3/full?cookiesEnabled e https://sci-hub.do/https://doi.org/10.1016/j.jphys.2017.02.014).

      Sabemos que nas crises ciáticas a irritabilidade (de qualquer forma) é prejudicial. Por isso recomendamos cautela com procedimentos que não possuem sua eficácia comprovada ou que possam agravar o problema.

      Att, equipe IRV.

  8. Boa tarde,eu sofria muito com problemas no ciatico mesmo fazendo pilates,quando parei com o pilates e depois de um tempo entrei com acupuntura foi uma maravilha fiquei sem dor nenhuma ,agora voltei para o pilates e as dores estao voltando.

    1. Cecilia, boa tarde.

      Isso acontece frequentemente. Muitos pacientes que estão em crise ciática interrompem as atividades e acabam sentindo um certo alívio. Mas sem o tratamento correto, a lesão continua lá e quando voltam a colocar “tensão” no nervo os sintomas retornam.

      O tratamento deve recuperar a capacidade do nervo “se movimentar e se esticar novamente” sem que isso seja irritativo e provoque dor (como acontece em determinados tipos de alongamento). Existem técnicas específicas para fazer isso de uma forma mais efetiva.

      Se tiver mais dúvidas ligue para nossa central. Ficaremos felizes em ajudar.

      Att, Equipe IRV

    1. Olá Teófilo, boa tarde.

      Os valores variam dependendo de qual cidade você está.

      Ligue para nossa central de atendimento que teremos o prazer de te ajudar!

      Att, Equipe IRV

  9. Olá ,
    Sou fisioterapeuta e faço questão de deixar aqui meu comentário sobre assunto alongamento, referente a dor ciática.
    As evidências cientificas aqui apresentadas estão corretas, porém não posso deixar passar em branco importância do alongamento em algumas questões de dor.
    Primeiro a dor é multifatorial, por isso anamnese se faz importantíssima.
    Segunda questão, dependendo do tempo que você alongar um segmento esse alongamento pode se tornar contra indicativo para sua dor.
    terceiro que muito mais indicativo uma mobilização nesses casos do que um alongamento.
    Mais são esqueça turma ciência nunca é exata.
    abraço…

    1. Olá Paulo.

      Ficamos felizes com seu comentário e esperamos que curta nosso conteúdo.

      Concordamos que a anamnese é importante. Isso aí é o que diferencia o “bom e mau” atendimento inicial.

      Segundo as evidências, o alongamento, independentemente do tempo, não é indicado para dor ciática. Concordamos que existe muitas outras técnicas mais indicadas para dor ciática do que o alongamento. A mobilização citada por ti tem um nível de evidência baixo (D) segundo Guideline mais recente da JOSPT.

      Nosso único ponto de discordância (e é normal ter não é mesmo?) é sobre a ciência não ser exata. Não concordamos com isso porque a ciência deve ser um norteador de condutas. Se a ciência é de qualidade, bem conduzida, respeita critérios de metodologia e tem nível de evidência bom ela é exata até que provem o contrário.

      O maior erro do fisioterapeuta clínico é sempre achar que sua vivência e experiência com alguns pacientes é soberana. Não importa nosso dia a dia. A fisioterapia baseada em evidências deve ser sempre a nossa escolha.

      Agradecemos seu comentário pois dessa forma podemos evoluir sempre nas discussões.

      Att, Equipe IRV

  10. CORRETO, NERVO INFLAMADO NÃO PODE SER ALONGADO
    Quando se alonga um nervo gera-se uma vasoconstrição nele o que deve ser evitado, pois é preciso que chegue sangue novo para melhorar esse processo inflamatório e remover os catabólitos. No youtube está cheio de vídeos ensinando a alongar o ciático, totalmente errado.

    1. Olá Vanessa.

      Verdade, muitos pacientes acabam alongando no meio da crise porque assistiu um desses videos.

      Seguimos forte na luta para fornecer informação de qualidade a todos. Obrigado por nos seguir!!!

      Att, Equipe IRV

    1. Olá João, infelizmente não temos nenhum Parceiro em Sorocaba.

      Se conseguirmos algum entraremos em contato com você;

      Att, Equipe IRV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *