Bruxismo, será que a fisioterapia pode ajudar?

O bruxismo, e o briquismo são alterações comuns relatadas nos consultórios de odontologia. O que poucas pessoas sabem é que o Fisioterapeuta e outros profissionais da saúde podem ser efetivos no tratamento dessas condições

O tratamento dessa disfunção comportamental tem que ser amplo e pode envolver, além da fisioterapia, fatores nutricionais.

Devido à causa multifatorial, não existe até o presente momento um método específico de tratamento. Como acontece geralmente de modo involuntário e inconsciente, o seu controle é dificultado.

Bruxismo

As pessoas que têm bruxismo, conhecido popularmente como ranger dos dentes, podem ser divididas em dois grupos com necessidades de abordagem diferentes: os que apresentam bruxismo e sintomas de disfunção temporomandibular e os com bruxismo e assintomáticos.

O primeiro passo é orientar e conscientizar o paciente da presença desse hábito parafuncional, suas causas, para que então se possa relacioná-las ao quadro, e de como o dentista e o fisioterapeuta podem ajudá-lo.

Existem as medidas de controle dos sintomas, como o reajuste da oclusão, uso de placa oclusal, fisioterapia, psicoterapia e algumas vezes, o uso de medicamentos. Além disso, fatores de déficits nutricionais, podem estar associados a esse tipo de disfunção comportamental.

A Fisioterapia se mostra bastante eficaz no controle dos sintomas do bruxismo como dor e tensão muscular, dores de cabeça, utilizando-se de terapia manual, exercícios respiratórios e de relaxamento, eletroterapia, laserterapia, calor, acupuntura, assim como técnicas específicas para o tratamento das disfunções temporomandibulares, reeducação da postura e demais desarmonias comumente associadas ao bruxismo.

Tem dor na ATM ou bruxismo?

[accordion autoclose=”true” openfirst=”false” clicktoclose=”true” usebuttons=”true”]
[accordion-item id=”ver-fone1″ class=”ver-telefone” state=”closed” title=”MARQUE SUA CONSULTA”]DDD 11: (11) 2091-1267Demais localidades: 0800-494-8888[/accordion-item]
[/accordion]

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?