Hérnia de disco – Discectomia x Artrodese

O QUE FAZER COM A HÉRNIA DE DISCO?

 

A Hérnia de disco lombar afeta mais de 3 milhões de pessoas nos Estados Unidos a cada ano. A taxa de pacientes que realizam cirurgia continua aumentando particularmente em pacientes com mais de 60 anos.

A discectomia cirúrgica é um tratamento comum e relativamente simples para Hérnia de disco lombar. Apesar de simples, esse procedimento pode gerar incapacidade e dor no paciente aumentando a chance de ser encaminhado para tratamentos mais invasivos como a artrodese (procedimento onde através de placas e parafusos é feito a fusão de algumas vértebras).

A ciência já disse “Não” para a artrodese pois ela está diretamente ligada a maior incapacidade e dor a longo prazo.

Um estudo de revisão mostrou que em até 4 anos, 1 a cada 5 pacientes que realizaram a cirurgia de artrodese lombar operaram novamente.** Em alguns países com a Austrália há uma proibição desse procedimento para pacientes com dor lombar crônica pagas pelo governo.

Um estudo recente teve como objetivo calcular a taxa de pacientes que realizam discectomia devido a dor lombar e que acabaram depois sendo encaminhados para realizar artrodese lombar.

Mais de 200.000 pacientes que realizaram discectomia lombar foram acompanhados por 10 anos. Os pacientes foram então separados em dois grupos:

– pacientes submetidos à discectomia lombar após o diagnóstico lombar inicial

– pacientes que não foram submetidos a um procedimento de discectomia lombar após o diagnóstico lombar inicial

Durante o acompanhamento, foi possível verificar que os pacientes  submetidos à discectomia lombar tinham cerca de três vezes mais probabilidade de se submeter a uma artrodese lombar no futuro quando comparados aos pacientes que não haviam sido submetidos à discectomia lombar.

Fique atento. Cirurgia de coluna é indicada apenas para casos bem específicos. Se você foi diagnosticado com Hérnia de disco, protusão discal, estenose lombar, espondilolistese e outras patologias de coluna que não sejam patologias graves como fraturas e tumores o tratamento inicial deve ser conservador com medicação e cirurgia. Não se submeta a cirurgias sem antes tentar o tratamento conservador!!!

Onde fazer o tratamento de Hérnia de disco?

 

O Instituto RV é especializado em tratamento de coluna e criou o tratamento não invasivo chamado RCV – Reequilibrio da Coluna Vertebral que tem como objetivo principal recuperar seus pacientes sem a necessidade de cirurgia. Temos unidade em:

  • Moema

  • Santana

  • Perdizes

  • Tatuapé

  • Alphaville

Agende já e livre-se das dores!!!

 

Fonte: Lumbar discectomy is associated with higher rates of lumbar fusion – The Spine Journal e  **https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28614279

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *