TENDINITE – TRATAMENTO

Tendinite é uma das lesões mais comuns e clínicas de fisioterapia. Nas lesões de tecidos moles, o tendão é geralmente ao mais lesionado devido a muita demanda de força com baixa vascularização tecidual.

Além de uma maior suscetibilidade para a lesão, o tendão também apresenta dificuldade nas fase de cicatrização exatamente pelo motivo de ser pouco vascularizado (pouco sangue e oxigênio participando da cicatrização) e muitas vezes resulta numa remodelação de baixa qualidade. Com isso a Tendinite se torna crônica.

Se a fisioterapia não for feita gerando estresse necessário para estimular uma remodelação correta, o tendão não terá sua função restaurada e a dor provocada pela tendinite continuará presente.

Para restaurar o tendão, aliviar a dor e diminuir a chance de recidiva, é necessário aplicar força de tensão no tendão precocemente, estimulando a remodelação do colágeno e, restaurando a função normal.

Qual seria então a melhor forma de tratar uma tendinite? Segue algumas diretrizes:

  • Fisioterapeuta deve estimular movimentação na área afetada de forma precoce
  • Como guia, usar o protocolo PZ/NP (produz/não piora) onde a carga inicial de exercício é aquela que gera dor mas não piora o paciente após a execução
  • O exercício gera dor mas não piora o paciente após a execução
  • Progredir através de exercícios resistidos ou técnicas modificadas com progressão até as atividades ocupacionais e esportivas
  • Quando o exercício se torna assintomático, significa que ele não está mais gerando tensão na estrutura do tendão = AUMENTAR A CARGA!!!
  • Via de regra tratamento passivos pouco ajudam nessa remodelação (Choquinho, Ultrassom, infravermelho)
  • De forma precoce, estimular exercícios excêntricos

Quanto mais excêntrico melhor para gerar cicatrização correta no tendão.  O exercício excêntrico desperta mecanismos biológicos na célula e cria demanda mecânica fazendo com que as células voltem a ser o que eram, produzindo colágeno bom (tipo II) remodelando de forma correta o tendão e o deixando resistente.

Quer melhorar da sua tendinite? Marque uma consulta em uma das nossas unidades. Atendimento individual feito por profissionais especializados. Fuja de tratamentos ineficazes!!!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *