Teste da pisada – A importância do fisioterapeuta

O Teste da Pisada, também conhecido como Baropodometria computadorizada, é um exame fundamental para analisar o funcionamento do pé e o tipo de pisada.

O Teste da Pisada identifica:

  • Tipo de pé do paciente
  • Tipo de pisada
  • A sequência de pressão executada pelo pé ao tocar uma superfície
  • O equilibrio através da Estabiliometria
  • Picos de pressão

Através desses dados é possível indicar alternativas para melhorar performances esportivas e auxiliar aqueles que possuem dor nos pés, tornozelos, joelhos e quadris.

É importante que o teste da pisada conte com a expertise de um fisioterapeuta, que vai analisar aspectos mais profundos como biomecânica, cinesiologia, posturologia e reabilitação antes de fazer qualquer indicação de tipo de calçado ou palmilhas, por exemplo. Somente um profissional especialista é capaz de interpretar o exame corretamente e relacionar os dados coletados com a queixa ou busca do paciente.

Para realizar a baropodometria não é preciso nenhum preparo específico: o exame é feito com o paciente descalço e em duas fases: uma de teste estático e outra de teste dinâmico, em movimento.

No Instituto RV, o fisioterapeuta complementa o resultado do exame de Baropodometria com a Podoposturologia, análise da influência da postura dos pés em outras articulações do membro inferior. Com isso, seu resultado sai muito mais completo e seu diagnóstico muito mais exato.

São 5 unidades de atendimento: Alphaville, Moema, Perdizes, Tatuapé e Santana.

 

Não perca tempo e procure o Instituto RV para realizar seu exame! Agende Já!

 

 

2 comentários sobre “Teste da pisada – A importância do fisioterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *