São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

O que são Palmilhas Posturais?

Os nossos pés são responsáveis pela sustentação do nosso corpo e equilíbrio. Com o tempo, eles podem sofrer alterações interferindo no alinhamento da estrutura esquelética, causando lesões nos tornozelos, joelhos e quadris.

E como resolver esses problemas que afetam o nosso dia a dia e incomodam nossa qualidade de vida? Felizmente, existe as palmilhas posturais que são utilizadas no tratamento de alterações de postura e dores articulares de membros inferiores e coluna.

Neste artigo preparamos tudo o que você precisa saber!

Como funciona a palmilha postural?

Para a produção das palmilhas posturais, é necessário a realização do exame chamado baropodometria, mais conhecido como teste de pisada. Esse exame possui a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo, instabilidades, picos de pressão e alterações biomecânicas.

Palmilhas Postural

O baropodometro que ligado ao um programa, reconhece tudo o que acontece durante sua pisada e “mapeia” todo o funcionamento do pé. Além disso, o teste da pisada eletrônica identifica se o paciente tem o pé plano, cavo ou neutro. Ou se tem uma pisada neutra, pronada ou supinada.

“Com esses dados em mãos, somados a uma análise clínica criteriosa, é possível produzir uma palmilha que pode ajudar a diminuir as dores do paciente, melhorar a performance nos esportes e até mesmo a postura” diz Caio Marengoni, fisioterapeuta do Instituto RV.

Benefícios das palmilhas posturais

Os benefícios podem ser notados logo nas primeiras semanas de uso:

  • Melhora o desempenho esportivo, pois com uma pisada mais adequada é possível ter melhor função das articulações e menos lesões;
  • Maior conforto ao caminhar
  • Alívio e melhora das dores nos pés, joelhos e quadril;
  • Absorção dos impactos quando necessário.

Como são feitas as palmilhas posturais?

Inicialmente, os pés do paciente são escaneados utilizando um scanner 3D, para que as palmilhas tenham o formato exato dos pés. Após isso, é possível desenvolver palmilhas para todos os tipos de calçados, sempre respeitando a anatomia dos pés, e fazendo os ajustes e correções necessárias para aquele paciente. Após a finalização do projeto, a palmilha é produzida com um equipamento altamente preciso, dando qualidade máxima à palmilha postural. Então, nosso sistema produz automaticamente as palmilhas como foram projetadas.

As palmilhas posturais são confeccionadas com materiais que apresentam características de leveza, variação da densidade e pouca espessura. Possuem tecnologia para absorver o suor e ajudar na transpiração, além de propiciar uma sensação de conforto ao pé, podendo ser utilizada na maioria dos calçados.

As palmilhas atuais têm como vantagem a questão funcional e o conforto, pois seu material não restringe os movimentos e não gera desconfortos. A tecnologia 3D do Instituto RV permite fazer palmilhas para todos os calçados, inclusive calçados com palmilhas finas, de 2 a 5mm, como chuteiras e sapatilhas.

palmilhas com tecnologia de ponta?

Faça um palmilha sob medida. Marque sua avaliação e resolva o probelma dos seus pés!

Para quem são indicadas?

 As principais indicações para o uso desse material são:

  • Dores na planta dos pés, no quadril, no joelho e no tornozelo;
  • Alterações de pisadas pronada ou supinada severas;
  • Calcâneo valgo ou varo;
  • Esporão e fascite plantar;
  • Tendinites;
  • Diferenças de altura dos membros inferiores;
  • Joanetes severas e artroses;

Palmilhas esportivas

A palmilha esportiva é uma ótima opção para atletas e praticante de atividade física, pois melhoram o conforto e reduz as chances de desenvolver lesões nos pés. Seus principais benefícios e efeitos são:

  • Aumentar a área de contato onde a descarga de peso é feita;
  • Melhorar a performance através do maior conforto proporcionado pela palmilha e densidade, diferente da postural;
  • Diminuição do Gasto Energético;
  • Prevenção das lesões associadas ao gesto esportivo.
  • Para cada tipo de esporte existe uma palmilha esportiva específica, que leva em consideração a sobrecarga exercida nos pés durante a movimentação daquela atividade.

Clique aqui e saiba mais sobre o exame de Baropodometria Computadorizada.

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *