São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Palmilhas Posturais

Palmilhas posturais são utilizadas no tratamento de alterações de postura e dores articulares de membros inferiores e coluna.

Elas são proprioceptivas, isto é, possuem a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo, assim como a força exercida por ele, e fazem com que a distribuição de carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do Sistema Nervoso Central que controlam a dor, equilíbrio e postura.

As palmilhas sob medida são indicadas para:​

  • Pés planos (pé chato) e cavos;
  • Esporão calcâneo;
  • Fascite plantar;
  • Metatarsalgias;
  • Neuroma de Morton;
  • Dores lombares devido a alterações mecânicas originadas no pé;
  • Dores nas articulações de quadril, joelho e tornozelo;
  • Diferenças de comprimento dos membros inferiores;
  • Pés diabéticos;
  • Melhora do conforto durante caminhada ou prática esportiva.

No Instituto RV, as palmilhas posturais são feitas sob medida e produzidas com tecnologia 3D, o que torna seu processo de desenvolvimento muito mais personalizado, eficaz e com muito mais recursos.

Palmilhas Postural

Estudos e indicações das Palmilhas Posturais​

Estudo realizado por Josiane S. Almeida em 2009 apontou que pessoas que utilizaram palmilhas tiveram redução dos níveis de sintomas na coluna lombar e pé. Já mais recente, um Guideline da revista Jospt mostrou forte evidência de que o uso de palmilha pode diminuir a pronação do pé e o stress da banda medial da fáscia em pacientes com fascite plantar, diminuindo a dor em até 3 semanas.

Os pés planos (pé chato) possuem grandes picos de pressão na região do médio pé (20 a 25% maior) quando comparados a um pé normal, e no pé cavo (arco alto) há um significativo aumento do pico de pressão na região lateral, que podem gerar dores e a palmilha postural resolver isso!

PALMILHAS 3D SOB MEDIDA em Uberaba

Palmilhas Ortopédicas, Posturais e Esportivas

Os altos picos de pressão plantar em indivíduos com diabetes também são um importante indicativo da necessidade de adaptação por meio das palmilhas posturais, já que eles podem causar ruptura da pele e úlceras plantares. A distribuição desses picos de pressão diminui o risco de ulceração nas regiões das cabeças dos metatarsos ou calcanhares, comuns em pés diabéticos. Aqui no Instituto RV trabalhamos com palmilhas de diferentes densidades para aumentar o conforto nesses casos.

Como são feitas as Palmilhas Posturais​

Inicialmente, os pés do paciente são escaneados utilizando uma tecnologia 3D, para que as palmilhas tenham o formato exato de seus pés. Após isso, é possível desenvolver palmilhas para todos os tipos de calçados, sempre respeitando a anatomia dos pés, e fazendo os ajustes e correções necessárias para aquele paciente. Após a finalização do projeto, a palmilha é produzida com um equipamento altamente preciso, dando qualidade máxima à palmilha postural. Então, nosso sistema produz automaticamente as palmilhas como foram projetadas.

As palmilhas posturais são confeccionadas com materiais que apresentam características de leveza, variação da densidade e pouca espessura. Possuem tecnologia para absorver o suor e ajudar na transpiração, além de propiciar uma sensação de conforto ao pé, podendo ser utilizada na maioria dos calçados.

As palmilhas atuais têm como vantagem a questão funcional e o conforto, pois seu material não restringe os movimentos e não gera desconfortos. A tecnologia 3D do Instituto RV permite fazer palmilhas para todos os calçados, inclusive calçados com palmilhas finas, de 3 a 5mm, como chuteiras e sapatilhas.

Palmilhas esportivas

A palmilha esportiva é uma ótima opção para atletas e praticante de atividade física, pois melhora o conforto e reduz as chances de desenvolver lesões nos pés. Seus principais benefícios e efeitos são:

  • Aumentar a área de contato onde a descarga de peso é feita;
  • Melhorar a performance através do maior conforto proporcionado pela palmilha e densidade, diferente da postural;
  • Diminuição do Gasto Energético;
  • Prevenção das lesões associadas ao gesto esportivo.

Para cada tipo de esporte existe uma palmilha esportiva específica, que leva em consideração a sobrecarga exercida nos pés durante a movimentação naquela atividade. Para se informar, procure o Instituto RV e faça uma avaliação.

Palmilhas Ortopédicas sob medida

As palmilhas ortopédicas são recomendadas principalmente em caso de dores ou correção postural. São feitas de acordo com as especificidades de cada pé, e geralmente por recomendação de um profissional da área, como o Fisioterapeuta ou Ortopedista. Estudos científicos já provaram que as palmilhas ortopédicas são uma alternativa eficiente para tratamento de pé cavo doloroso, artrite reumatoide e joanete, por exemplo.

No Instituto RV fazemos Palmilhas Ortopédicas sob Medida através de uma avaliação própria ou através de encaminhamento médico. Utilizamos Sistema 3D para garantir o máximo conforto e efetividade do tratamento.

A ciência já provou que o uso de palmilhas posturais é um excelente recurso para o tratamento de alterações na postura e dores articulares de membros inferiores.

atendimento especializado uberaba

Marque uma consulta na unidade de Uberaba e saiba como as palmilhas podem ajudar a eliminar as suas dores.

Como funciona as Palmilhas sob Medida?

Para a produção das palmilhas posturais, é necessário a realização do exame chamado baropodometria, mais conhecido como teste de pisada. Esse exame possui a capacidade de reconhecer a posição e orientação do corpo, instabilidades, picos de pressão, tipo de pisada e outras alterações biomecânicas. 

O baropodômetro está ligado a um programa que reconhece tudo o que acontece na plataforma e dessa forma consegue por exemplo, identificar se o paciente tem o pé plano, cavo ou neutro ou, se tem uma pisada neutra, pronada ou supinada.

“Com esses dados em mãos, é possível produzir uma palmilha que pode ajudar a diminuir as dores do paciente, melhorar a performance nos esportes e até mesmo o alinhamento do membro inferior”, diz Caio Marengoni, fisioterapeuta do Instituto RV.

7 situações onde a ciência já mostrou que o uso de palmilha é indicado

  1. Fascite plantar e dor no calcanhar: palmilha tem nível A de recomendação para fascite plantar e dor no calcanhar, ou seja, o maior nível de recomendação possível;
  2. Dor no joelho: uso de palmilhas associado com fisioterapia focada no fortalecimento da musculatura da coxa e quadril também tem nível A de recomendação.
  3. Dor lombar: há bons resultados no uso de palmilhas para melhora da dor lombar em indivíduos que andam longas distâncias;
  4. Diferença de membro: é necessário realizar uma avaliação prévia para saber se realmente é necessário realizar a correção e a altura que a palmilha deve ter;
  5. Pés diabéticos: a palmilha é uma forte aliada para melhora da distribuição de pressão plantar e para evitar e diminuir lesões de pele na região;
  6. Melhora da mecânica e performance: após análise de movimento, baropodometria (teste da pisada) e avaliação clínica é possível juntar essas informações e prescrever uma palmilha para obter resultados mais satisfatórios;
  7. Alterações na marcha: Sobretudo em crianças, podem ser corrigidas ou ter seus efeitos amenizadas utilizando-se de palmilhas

4 curiosidades sobre as palmilhas posturais

  1. Palmilhas ajudam a diminuir a dor: os pacientes que mais se beneficiam com o uso de palmilhas são os que possuem dor nos pés e nos joelhos.
  2. Podem ser usados em vários calçados: com a tecnologia do IRV na Unidade de Uberaba, você pode usar palmilhas nos tênis, sapatos e até chinelos. Isso possibilita mais tempo de intervenção.
  3. Palmilha não é para sempre: uma reavaliação deve ser realizada de tempos em tempos para que seja feita a troca para novos estímulos e até receber alto do uso.
  4. Não existe palmilha milagrosa: o uso da palmilha deve ser feito com acompanhamento de outras intervenções como exercícios, terapia manual, treinos de equilíbrio entre outros para superar os déficits do paciente.
 

No Instituto RV, as palmilhas posturais são feitas sob medida e produzidas com tecnologia 3D, o que torna seu processo de desenvolvimento muito mais personalizado, eficaz e com muito mais recursos.

Benefícios das palmilhas posturais

Os benefícios podem ser notados logo nas primeiras semanas de uso:

  • Melhora o desempenho esportivo, pois com uma pisada mais adequada, sem tem um impacto menor nas articulações e distribui melhor os impactos, diminuindo também o risco de lesões.
  • Dá um maior conforto ao caminhar, melhorando também as dores nos pés e membros inferiores.
  • Absorvem os impactos decorridos da pisada nas articulações.

Está com dores constantes na coluna, quadril, joelho, tornozelo ou no pé? Essas dores podem estar relacionadas com algum tipo de distúrbio nos pés, como alteração no tipo de pisada ou desequilíbrio postural. O IRV pode te ajudar!