São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Pressão na região cervical ou lombar? Pode ser estenose vertebral

Estenose vertebral é uma patologia que se caracteriza pelo estreitamento anormal do canal vertebral (por onde passa a medula vertebral), ou dos forames neurais (por onde passam as raízes nervosas).

Na coluna, é mais comum haver estenose nas regiões cervical e lombar.

Estenose Lombar

Como a coluna é uma estrutura bastante móvel, ela está sujeita a desgastes e degenerações. Hérnias de disco, hipertrofias de articulações e ligamentos, bico de papagaio, tumores, cistos ou qualquer outro corpo estranho que reduza o espaço no canal medular, ou dos forames neurais, podem causar a estenose. O desgaste natural pelo processo de envelhecimento também pode resultar no aparecimento da doença.

Sintomas da Estenose Vertebral

  • Dor cervical que se irradia para os membros superiores
  • Dor lombar com irradiação para membros inferiores
  • Formigamento e parestesia
  • Piora dos sintomas ao ficar em pé
  • Perda força nos membros superiores e inferiores
  • Perda de equilíbrio e dor progressiva ao caminhar
  • Cãibras na perna
  • Tronco em flexão na estenose lombar
  • Casos mais severos podem gerar sintomas de síndrome de cauda equina

Um sinal clássico da estenose lombar é a claudicação neurogênica que é o conjunto de dor, fraqueza a “falseamento” do membro inferior ao caminhar curtos períodos, impedindo que o paciente continue a caminhada e tenha que sentar.

Tratamento da Estenose Vertebral

Na maioria dos casos, a estenose vertebral não requer intervenção cirúrgica. O tratamento é conservador e o paciente deverá ser educado sobre maneiras de se portar e posicionar, afim de evitar pioras ou recaídas.

Além disso, a fisioterapia deve criar condições para que o paciente consiga recuperar a sua capacidade de se movimentar sem que a dor apareça. Exercícios específicos e progressivos devem ser utilizados e o ganho de mobilidade do quadril e fundamental para compensar o perda da mobilidade da coluna lombar.

O RCV é utilizado desde 2010, com 90% de APROVAÇÃO!

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

No Instituto RV, tratamos a estenose vertebral com o programa de tratamento não cirúrgico RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, um programa exclusivo criado para eliminar dores e dar independência ao paciente no pós tratamento.

Como cada paciente possui alterações e características específicas, é necessário que diferentes técnicas de reabilitação sejam utilizadas em cada caso. A avaliação do RCV consegue identificar essas características especificas, assim como a técnica de reabilitação que tem mais chance de abolir os sintomas.

Sente pressão na coluna vertebral e dor irradiada para os membros? Entre em contato conosco para uma avaliação!

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

10 respostas

  1. Já tenho duas hérnias de disco..mas sinto uma pressão muito forte na coluna. Será a estenose ou hernia?

    1. Rosa, boa tarde e desculpa pela demora em responde-la.
      Os sintomas podem ser confundidos sim pois podem ser similares. Somente uma avaliação clínica poderá definir a origem da dor.
      Ligue 20911267 para mais informações.

  2. Boa noite ,tenho dor horrível e pressao lombar e servical .
    A pressao é tao forte.que sinto falta de ar .
    Minha cabeca doi e sinto tontura .
    O que faço .

    1. Boa tarde Elisandra.

      Esses sinais e sintomas podem ter origem em diversas alterações. A dor de cabeça e a tontura precisam ser avaliadas.

      Para entender o que está acontecendo, e dar um diagnóstico correto, é necessário relacionar esses sinais e sintomas com uma avaliação clínica bem feita.

      Caso precise de assistência, ligue 2091-1267.

      Att, Equipe RV

  3. Bom dia tenho algumas hérnia lombar, mas ultimamente estou sentindo muita dor na cervical se irradiando para o ombro direito uma dor muito forte ao ponto de não conseguir levantar o braço que está incomodando muito, e formigamento principalmente na perna esquerda

    1. Boa tarde Roberto. Obrigado por deixar sua dúvida!

      Os sintomas que você está reatando na cervical, ombro e braço não devem ter relação com suas hérnias lombares. Já o formigamento na perna pode sim ter relação com as hérnias lombares.

      O que precisa ficar claro para você é que todos esses sintomas relatados possuem grande chance de ter origem na coluna vertebral. Diversas patologias podem gerar esses sintomas e os exames por imagens (raio x, tomografia e ressonância) não vão determinar a causa do problema se não forem feitos testes clínicos complementares para determinar a origem da dor.

      Não se preocupe muito com as hérnias de disco, lembre-se que muitos pacientes que possuem hérnia são assintomáticos. Procure um bom profissional que faça um bom exame físico que com certeza ficará mais fácil para eliminar os seus sintomas. Toda dor tem tratamento!

      Att, Equipe RV.

  4. Eu fiz 04 cirurgia na lombar e coloquei 6 pinos eu tenho listese por sobrecarga ao nível adjacente da artrodese instrumentais
    Listese L3L4
    Estenose de canal L3L4
    Estenose foraminal L4 L5 direita eu tomo muito remédio inclusive estou com indicação para colocar a bomba de morfina 60 a 100 mg ,Gabapentina velafaxina75 codeína 50mg amitriptilina e Rivotril pra não acordar-se-ão madrugada com dor essa é a minha história foi um erro médico de outro hospital e convênio que hoje não existe mais tenho dor crônica e para piorar tenho lúpus já fiquei quase 4 meses internada sem voltar para casa e o médico sumiu com todos os meus exames e tudo que tinha o carimbo dele o convênio era o antigo Sim que hoje graças a Deus não existe mais essa é a minha realidade !!! Tenham um lindo final de semana eu preciso colocar uma bomba de morfina vocês fazem esse procedimento ?

    1. Olá Sandra, bom dia!

      Aqui no Instituto RV não fazemos esse procedimento. Já tivemos muitos pacientes com casos similares ao seu e que precisam de uma abordagem mais ampla com bons profissionais médicos, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

      Temos pacientes com as mesmas alterações que se livraram da dor e acreditamos que você pode chegar lá.

      Conte conosco para o que precisar.

      Att, equipe IRV.

  5. Sim eu entendo mais eu sinto tanta dor que nem 100 mg de morfina está resolvendo por isso a sugestão da bomba já fiz alongamento,natação, pilates tive que parar tudo pq não adiantava sentir muita dor depois !

    1. Não é fácil Sandra. Muitas vezes a dor está relacionada ao movimento e nesses casos a medicação (inclusive a morfina) tem pouca eficácia.

      Procure um bom fisioterapeuta na sua região e faça uma tentativa através de exercícios específicos. Boa sorte nessa jornada e qualquer dúvida nos ligue!

      Att, Equipe IRV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *