Por Instituto RV- Rodrigo Garcia
A dor patelo-femoral é uma deficiência comum que afeta um em cada quatro indivíduos da população em geral em atividades e baixo impacto como caminhar, correr, saltar, subir escadas, sentar por um período prolongado e agachar. É também a lesão mais comum por overusse no membro inferior. Por ano mais de 2,5 milhões de corredores são diagnosticados com síndrome de dor Patelo-Femoral.
Ela é causada por uma variedade de fatores incluindo a mecânica anormal dos membros inferiores, insuficiência do vasto medial oblíquo, fraqueza dos músculos do quadril, estreitamento das estruturas laterais e atividades físicas impróprias. A condição se desenvolve gradualmente e é caracterizada por uma dor difusa na área da patela. A dor é um fator significante pois ela irá alterar as funções e inibir a atividade muscular.
Proposta de Tratamento:
– Analgesia com Compex Wirelles
– Kinesio Taping vem se mostrando um ótimo recurso para alivio de dor através do alinhamento patelar durante as atividades.
– Vários estudos tem demonstrado que a cinesioterapia deve variar de acordo com a disfunção que o paciente apresenta. Por ser uma lesão de várias etiologias o fisioterapeuta experiente saberá focar o tratamento para as diferentes causas usando recursos para cada sub-grupo como ativação do VMO (Vasto medial oblíquo), fortalecimento dos músculos do quadril, alinhamento patelar e controle motor dinâmico, além do uso de palmilhas proprioceptivas que melhoram o funcionamento dos membros inferiores.
Links relacionados: Fisioterapia, Artrose de Joelho