Rascunho

Procurando tratamento para dor nas costas?

O RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral é um tratamento para coluna, desenvolvido exclusivamente pelo Instituto RV, que tem como objetivo eliminar as dores nas costas e dar independência ao paciente nos pós tratamento. Ele foi elaborado através da combinação de várias técnicas de tratamento que já existem há muitos anos e que geralmente são usadas de forma independente.

O RCV surgiu da necessidade em oferecer a população algo diferente para o tratamento da dor nas costas, algo individualizado que pudesse proporcionar ao paciente a restauração da sua capacidade em executar as tarefas básicas do dia a dia sem sentir dor. O número de pacientes com incapacidade devido a dor nas costas não para de crescer e os tratamentos convencionais passivos oferecidos não se mostram capazes de resolver o problema dos pacientes. É impossível tratar todo paciente com dor nas costas de forma igual como observamos nas maiorias das clínicas.

Um importante diferencial em relação aos tratamentos de coluna convencionais é o nosso sistema de avaliação que classifica a origem da dor na coluna através de testes funcionais e clínicos. Isso permite que o profissional utilize a técnica certa para cada caso sendo mais específico e eficaz. Analisar as individualidades é fundamental para um bom resultado e é por isso que nosso tratamento dificilmente excede 10 sessões.

 

Somos especialistas no tratamento de hérnia de disco e ciático

 

O RCV foi elaborado para tratar as principais lesões da coluna

 

Hérnia de disco

Protusão de disco

Nervo ciático inflamado

Cervicalgia

Lombalgia e lombociatalgia

Desidratação discal

Espondilólise

Espondilolistese

Estenose

 

Todos os recursos utilizados durante o tratamento possuem comprovação científica, para não colocar nossos pacientes em risco, e possuem validação em centenas de publicações em revistas científicas no mundo inteiro.

Utilizamos basicamente 5 técnicas em nosso tratamento para dor nas costas

Maca de Flexo-Distração 

Possibilita realizar diversos procedimentos, como tração, mobilizações e manipulações, além de ser ajustável a várias posições, dinâmicas e estáticas. Diminui a compressão sobre as raízes nervosas comum em crises de Cíatico e Hérnia de Disco. Promove aumento da vascularização/nutrição e hidratação dos discos intervertebrais, diminuindo dor química e aumentando o transporte de metabólitos para o disco.

 

 

 

Exercícios Específicos para eliminação da dor nas costas

Os exercícios são determinados de acordo com a avaliação realizada e são chamados de exercícios de preferência direcional. São exercícios de baixa intensidade que ajudam a eliminar os sintomas do paciente. Exista uma variedade enorme de exercícios e cada um favorece uma lesão específica.

 

 

 

Terapia Manual

Aplicação de técnicas de tratamento como Mulligan, Maitland e Mobilizações Neurais. Essas técnicas têm como objetivo restaurar o movimento articular e diminuir a sensibilização das dores neurais (como por exemplo, a ciática). São técnicas que trazem grande alívio da dor.

 

 

 

 

 

Exercícios de ESV (Estabilização Segmentar Vertebral)

Os exercícios de ESV reativam a musculatura estabilizadora da coluna. Muitos estudos apontam que, se os estabilizadores não forem ativados, novamente a reincidência de dor pode acontecer de forma mais frequente. A maioria dos tratamentos para coluna falham nessa etapa, e é por esse motivo que o paciente geralmente apresenta retorno dor.

 

 

 

 

Gerenciamento da melhora

Nosso tratamento tem como finalidade o alívio da dor nas costas e a independência do paciente no longo prazo através de mudanças de hábitos e exercícios de manutenção que perpetuem a melhora do paciente, diminuindo a chance de nova intervenção no futuro.

Utilizamos o RCV há mais de 8 anos. O índice de sucesso nos tratamentos de RCV é alto, e não há necessidade de encaminhamento médico.

 

Se você procura um tratamento específico para dor nas costas, agende uma consulta com nossa equipe especialista em coluna.

 

São 5 clínicas em São Paulo e Barueri

Alphaville, Moema, Perdizes, Santana e Tatuapé.

 

Rolar para o topo