fbpx

TENDINITE – TRATAMENTO

Se você tem Tendinite, fique tranquilo! Você não está sozinho. Tendinite é uma das lesões mais comuns em clínicas de fisioterapia. 

Tendinite

Essa grande quantidade de pessoas com tendinite ocorre porque o tendão é um tecido pouco vascularizado (chega pouco sangue e oxigênio) que recebe muita carga tensional durante as atividades do dia a dia.

Além de uma maior suscetibilidade para a lesão, o tendão também apresenta dificuldade nas fase de cicatrização exatamente pelo motivo de ser pouco vascularizado (pouco sangue e oxigênio participando da cicatrização) e muitas vezes resulta numa remodelação de baixa qualidade.

Além disso, a abordagem passiva de tratamento na maioria das clínicas de fisioterapia através de “choquinhos”, ultrasom e banhos de luz é inadequada e ineficaz para a resolução da lesão, propiciando assim um cenário ideal para que a tendinite se torne crônica.

O tratamento da tendinite deve ser feito através de exercícios específicos e progressivos.

Se a fisioterapia não for feita gerando estresse necessário para estimular uma remodelação correta, o tendão não terá sua função restaurada e a dor provocada pela tendinite continuará presente.

Para restaurar o tendão, aliviar a dor e diminuir a chance de recidiva, é necessário aplicar força de tensão no tendão precocemente, estimulando a remodelação do colágeno e, restaurando a função normal.

Qual o melhor tratamento para a tendinite?

  1. Fisioterapeuta deve estimular movimentação na área afetada de forma precoce
  2. Como guia, usar o protocolo PZ/NP (produz/não piora) onde a carga inicial de exercício é aquela que gera dor mas não piora o paciente após a execução
  3. O exercício gera dor mas não piora o paciente após a execução
  4. Progredir através de exercícios resistidos ou técnicas modificadas com progressão até as atividades ocupacionais e esportivas
  5. Quando o exercício se torna assintomático, significa que ele não está mais gerando tensão na estrutura do tendão = AUMENTAR A CARGA!!!
  6. Via de regra tratamento passivos pouco ajudam nessa remodelação (Choquinho, Ultrassom, infravermelho)
  7. De forma precoce, estimular exercícios excêntricos

Quanto mais o exercício for “excêntrico”, melhor será a cicatrização do tendão. O exercício excêntrico desperta mecanismos que faz com que as células do tendão voltem a ser o que eram antes, deixando-o mais forte e resistente.

Quer melhorar da sua tendinite? Marque uma consulta em uma das nossas unidades. Atendimento individual feito por profissionais especializados. Fuja de tratamentos ineficazes!!!

Morumbi, Saúde/ Ipiranga, Moema, Santana, Perdizes e Tatuapé

TENDINITE – TRATAMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo