São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

Tendinite em Uberaba – Sintomas, Causas e Tratamento

A inflamação dos tendões pode afetar qualquer região do corpo, porém são mais frequentes no ombro, pulso, joelho e tornozelo. Mas calma, pois há tratamento para essas dores e o Instituto RV traz um novo conceito para tratar tendinite em Uberaba. 

Tendinite Uberaba

O que é a Tendinite?

De forma simples, a tendinite é uma lesão crônica do tendão, causada pelo uso excessivo. Aí você deve estar se perguntando: o que é tendão? O tendão é um composto de tecido que existe no final de cada músculo, responsável pela fixação dos mesmos aos ossos.

E é através deles que somos capazes de mover os dedos, as mãos, pernas, ombros e diversas articulações do corpo.

Você com certeza já ficou digitando textos no computador por muito tempo e sentiu um desconforto no pulso ou praticou um esporte depois de muito tempo parado e o ombro no dia seguinte ficou dolorido.

A Tendinite é essa dor que persiste por muito tempo devido a esses movimentos que por muitas vezes são do nosso dia a dia.

E como saber se realmente é tendinite? Confira os sintomas mais comuns no tópico abaixo.

Sintomas da Tendinite

Os sintomas da tendinite surgem à medida que o tendão sofre lesões realizando movimentos repetitivos e tem a tendência de piorar se não tratado. Dentre os vários sintomas, os principais são:

  • Dor intensa na parte do corpo que movimento repetido;
  • Dificuldade para movimentar o local;
  • Problemas para fazer força;
  • Inchaço no local;
  • Formigamento
  • Sensação que a dor está se espalhando

Tratamento Tendinite em Uberaba

A fisioterapia é o tratamento mais recomendado para esses quadros de tendinite, atuando na inflamação e promovendo o fortalecimento da articulação, ajudando a aliviar as dores.

Uma situação comum que vemos muito na clínica é que os pacientes acabam se automedicando acreditando que irá aliviar a dor e muitas vezes, demoram para procurar um profissional.

Acredite, não foram encontradas células inflamatórias na tendinite!

É por este motivo que muitos anti-inflamatórios não diminuem a dor e por isso alguns pesquisadores defendem a mudança do nome para tendinose, pois esse “ose” no final indica degeneração.

O tratamento para tendinite pode variar conforme o local, intensidade da dor e complicações. Geralmente na consulta é investigado como essa dor surgiu, realizando perguntas como?

  • Onde está sentindo a dor mais intensa;
  • Quando a dor começou e por quanto tempo ela está;
  • A dor persiste durante a noite?
  • Como você trabalha: sentado, em pé…
  • Pratica esporte?

livre-se da dor com um tratamento eficaz

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

No Instituto RV preconizamos exercícios de carga progressiva para o tratamento de tendinite. Para restaurar o tendão, aliviar a dor e diminuir a chance de recidiva, é necessário aplicar força de tensão no tendão precocemente, estimulando a remodelação do colágeno e a cicatrização da lesão.

Imobilização e fisioterapia com técnicas passivas de tratamento como Ultra-som, Infravermelho e TENS (choquinho) não possuem efeitos e benefícios a longo prazo.

Além disso, é de fundamental importância realizar uma análise da cervical e lombar para excluir sua influência nos sintomas dos membros superiores e inferiores. Muitas vezes, a dor que seria da tendinite do ombro e punho, na verdade tem origem na cervical.

Isso explica muitas falhas de tratamento onde o paciente não melhora após muitas sessões de fisioterapia porque o que está sendo tratado não é a origem da dor.

Conheça a unidade de Uberaba para o tratamento de Tendinite e outros tratamentos para o movimento da vida.

Unidade Uberaba

Endereço: Rua José Oscar de Castro, 120, Jardim Santa Inês CEP 38050-404

Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta das 8hs às 21hs e Sábado das 8hs às 13hs

Conheça também as outras unidades do Instituto RV:

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *