Maca de descompressão vertebral

Mesa de descompressão vertebral

Maca de Descompressão Vertebral

A fisioterapia tem mostrado grandes avanços na área de reabilitação de coluna por meio da publicação de estudos científicos, técnicas específicas e tecnologia moderna, e isso propicia o desenvolvimento de equipamentos que auxiliam o fisioterapeuta na reabilitação de seus pacientes.

O RCV – Reeducação da Coluna Vertebral, por exemplo, que é um tratamento exclusivo desenvolvido pelo Instituto RV, engloba diversas técnicas de terapia manual e exercícios associados à Mesa de Flexo-Distração e Mobilização da Coluna Vertebral.

A Mesa de Flexo-Distração utilizada pelo Instituto RV, possibilita realizar diversos procedimentos, como tração, mobilizações e manipulações, além de ser ajustável a várias posições, dinâmicas e estáticas.

Em um estudo de 2014, realizado por uma revista europeia, os pesquisadores acompanharam 84 pacientes com dores na coluna cervical durante 4 semanas. Eles foram divididos em 3 grupos, onde o primeiro recebeu apenas exercícios de fortalecimento de pescoço e área das escápulas. O segundo, recebeu, além dos exercícios, tração cervical na clínica. Já o terceiro, também recebeu os exercícios, mas a tração cervical foi realizada em casa (chamada de “over the door traction”), tração não específica.

No final de 4 semanas, todos os pacientes estavam melhores, porém apenas o grupo que realizou exercícios e tração com a maca de descompressão vertebral na clínica se manteve sem dor após 6 meses e 1 ano.

Fica claro, portanto, que a combinação de tração específica e exercícios bem orientados são mais eficazes no tratamento da dor.

Características da Mesa de Flexo-Distração utilizada pelo IRV

  • Sua tração seletiva é aplicada exatamente na área da lesão, respeitando os espaços sadios. Também permite aplicar configurações que viabilizam realizar posições antálgicas, respeitando sintomas.
  • A tração é dinâmica e associativa, permitindo o uso de tração associada a movimentos de laterização e rotação pélvica.
  • Com o sistema de Drop, pode-se realizar manipulações diretas sobre o paciente, sem riscos de lesão, deixando o tratamento mais confortável.
  • Promove aumento do espaço intervertebral, melhorando assim a circulação local (essencial para diminuição da dor).
  • Promove aumento da vascularização/nutrição e hidratação dos discos intervertebrais, diminuindo dor química e aumentando o transporte de metabólitos para o disco.
  • Melhora a movimentação vertebral.
  • Diminui a compressão sobre as raízes nervosas.
  • Inibe a proteção reflexa dos músculos responsáveis pela estabilidade momentânea, dando maior conforto ao paciente que apresenta contraturas dos músculos compensatórios.

Veja as principais dúvidas dos nossos pacientes sobre o tratamento da coluna

Rolar para o topo