espondilólise

Espondilólise é um defeito no istmo da vértebra (anel da vértebra). Esse defeito, fratura, pode ocorrer em um ou nos dois lados da vértebra e é mais comum na lombar baixa L3-S1. A Espondilólise pode acontecer por defeitos congênitos ou de desenvolvimento mas é mais freqüente nos jovens e adultos que participam de atividades que aumentam o estresse na região lombar através de movimentos repetitivos de extensão da coluna (dobrar as costas para trás) como jogadores de tênis, ginastas, dançarinos. Esse movimento repetitivo causa o enfraquecimento dos anéis das vértebras lombares resultando na fratura deles. Na criança, a Espondilólise pode ocorrer por predisposição genética que leva a rarefação óssea que associado a Hiperlordose ou atividade física repetida pode antecipar o aparecimento da lesão.

Sintomas Espondilólise

O inicio do quadro de dor é progressivo com dor constante ou intermitente sem associação com fatores neurológicos (formigamentos nos membros inferiores).

A Espondilólise muitas vezes está associada com:

  • Hiperlordose (aumento da lodosa lombar);
  • Atitude escoliótica devido a dor;
  • Contratura da musculatura paravertebral;
  • Reprodução da dor ao movimento de hiperextensão de coluna.

A prevalência dessa lesão na população em geral é pequena. É Mais prevalente em menores de 20 anos de idade e volta a aparecer em pacientes acima dos 60 anos.

Tratamento Espondilólise

O tratamento de Espondilólise no Instituto RV é supervisionado por profissionais capacitados e focado na recuperação da estabilidade da coluna através do treinamento dos músculos estabilizadores locais e melhora do posicionamento e postura lombar através do recrutamento muscular postural.

Além disso, a Maca de Flexo-Distração e Mobilização da Coluna Vertebral são usadas para gerar alívio imediato de dor através da mobilização da coluna sem gerar estresse mecânico para as vertebras.



Nosso tratamento não cirúrgico de coluna, RCV, já ajudou mais de 5 mil pacientes a se livrarem da dor nas costas.

Marque sua consulta nas unidades Morumbi, Saúde/Ipiranga, Perdizes, Santana, Moema e Tatuapé.

Conheça as patologias da coluna vertebral que são tratadas com o método RCV:

Rolar para o topo