A Espondilolistese é um escorregamento do corpo da vértebra em relação a vértebra inferior. Esse deslocamento pode acontecer em diferentes sentidos.
A causa desse escorregamento pode ser uma malformação congênita, processos degenerativos próprio do envelhecimento e trauma direto na coluna vertebral.
Ocorre com maior frequência nas vértebras lombares (L4 e L5) , principalmente, em pessoas que realizam atividades que aumentam o estresse nesta região, como ginastas, dançarinos e jogadores de futebol.
Classificação da Espondilolistese
A Espondilolistese é classificada de acordo com o grau de escorregamento:
- Grau I: de zero a 25%
- Grau II: de 25% a 50%
- Grau III: de 50% a 75%
- Grau IV: de 75% a 100%. Esse deslizamento é mais comum nos níveis mais baixos da coluna.
Sinais e sintomas de Espondilolistese
- Dor irradiada para o nervo Ciático
- Dor em região lombar
- Dor nas pernas ao caminhar
- Formigamento e dormência
- Perda de força e cognição dos movimentos
- Dificuldade para caminhar
No Instituto RV damos ênfase no tratamento da Espondilolistese através da técnica E.S.V (estabilização vertebral segmentar).
O Objetivo principal é estabilizar a região lesionada através da ativação e fortalecimento dos estabilizadores lombares que uma vez ativados ajudam a combater grande parte dos sintomas apresentados por pacientes.
Com o recondicionamento dos músculos responsáveis pelos movimentos de translação e cisalhamento da unidade vertebral há uma maior estabilidade da coluna durante a movimentação deixando o movimento mais funcional, livre e indolor.
Além disso associamos durante as sessões técnicas de terapia manual, exercícios específicos e a Maca de Flexo-Distração e Mobilização da Coluna Vertebral para alivio dos sintomas. Todos esses recursos fazem parte do RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, tratamento não cirúrgico elaborado pelo Instituto RV em 2010 e que já ajudou mais de 8 mil pacientes.
Marque sua consulta em uma das Unidades do Instituto RV.
Veja as principais dúvidas dos nossos pacientes sobre o tratamento da coluna: