fbpx

Tratamento de Tendinite no Ipiranga

Instituto RV traz nova abordagem para o tratamento de tendinite no Ipiranga.

Há muitos anos um artigo publicado por especialistas sugeriu que deveríamos abandonar o termo tendinite. O artigo se chamava “O mito da tendinite” e foi publicado há 18 anos.

Isso porque o termo “ite” indica processo inflamatório (pancreatite, esofagite, colite…) no tecido. O significado seria então “inflamação no tendão”. O problema é que muitos estudos microscópicos evidenciaram que não existe células inflamatórias nos tendões doloridos e sim a presença de lesões de caráter degenerativo.

Tratamento de tendinite

É isso mesmo!!! Não foram encontradas células inflamatórias na tendinite.

É por esse motivo que muitos anti-inflamatórios não diminuem a dor e por esse motivo alguns pesquisadores defendem a mudança do nome para tendinose, pois esse “ose” no final indica degeneração.

Infelizmente, ainda hoje, o termo tendinite ainda é largamente utilizado e há uma tendência a diagnosticar e tratar qualquer dor como tendinite.

A pergunta que fica é: o que vai mudar alterando esse termo? O tratamento.

Então qual o tratamento de tendinite ideal?

A partir do momento que sabemos que o tendão não está inflamado, temos que mudar nossas intervenções. Alguns fármacos devem ser deixados de lado e a intervenção fisioterapêutica passa a ser mais eficiente se não direcionar seus recursos para a diminuição do processo inflamatório (que nem existe).

No Instituto RV preconizamos os exercícios de carga progressiva para o tratamento de tendinite. Para restaurar o tendão, aliviar a dor e diminuir a chance de recidiva, é necessário aplicar força de tensão no tendão precocemente, estimulando a remodelação do colágeno e a cicatrização da lesão.

Imobilização e fisioterapia com técnicas passivas de tratamento como Ultra-som, Infra-vermelho e TENS (choquinho) não possuem efeitos e benefícios nos longo prazo.

Sem dúvida o exercício progressivo é o melhor tratamento para a tendinite!

Além disso, é de fundamental importância realizar uma análise da cervical para excluir sua influência nos sintomas . Muitas vezes, a dor que seria da tendinite do ombro e punho, na verdade tem origem na cervical. Isso explica muitas falhas de tratamento onde o paciente não melhora após muitas sessões de fisioterapia porque o que está sendo tratado não é a origem da dor.

Procurando tratamento de tendinite no Ipiranga?

A unidade Saúde- Ipiranga do Instituto RV fica numa região bem localizada e de fácil acesso para quem vem do ABC paulista.

Conheça as outras unidade do Instituto RV.

Tratamento de Tendinite no Ipiranga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo