São Paulo
(11) 2091-1267
Demais Localidades
0800-494-8888

Destrave-se! a vida esta no movimento.

4 Curiosidades sobre a Coluna Vertebral que você precisa saber

Estima-se que 85% da população mundial sofre, ou sofrerá com dor na coluna ao longo da vida. Infelizmente a chance de ter dor nas costas, de forma recorrente, após o primeiro episódio de dor é muito grande. Os principais sintomas relatados pelos pacientes são:

  • Dor local em queimação ou fisgada;
  • Dor irradiada para braços e pernas durante repouso ou durante o movimento
  • Dificuldade de mudar de posição (sentar, levantar, abaixar…)
  • Dificuldade na locomoção ou em manter posturas estáticas como sentado e em pé;
  • Dor que impede a prática de atividades físicas e de lazer.

Neste artigo, separamos 4 curiosidades sobre a coluna vertebral que você precisa conhecer:

Curiosidades Coluna

A dor de coluna não é causada por algo que está fora do lugar

“Preciso colocar minha coluna no lugar”. Essa é uma expressão muito utilizada pelos pacientes para explicar como eles acreditam que a dor nas costas poderia parar após algum ajuste. Essa crença existe por 2 motivos:

  1. Acredita-se que a coluna é frágil e isso é uma grande mentira. A nossa coluna é muito resistente, forte e foi feita para receber carga e se movimentar;
  2. Existe a crença que a coluna sai do lugar o tempo todo. Isso é um mito que existe a décadas. Vem do fato que escutamos às vezes estalos ao movimentarmos a coluna, criando a ideia que algo saiu e voltou para o lugar.

Não existe evidência que relacione desalinhamento ou algo fora do lugar com dor e incapacidade. A melhora com estalos na coluna não está relacionado a nada voltando para o lugar, e sim com uma diminuição de curto prazo da rigidez vertebral.

Deixe os mitos de lado e movimente sua coluna sem medo.

Postura ideal não existe

Com certeza você já ouviu falar muito sobre qual a melhor postura para sentar, agachar, dormir e andar. Porém, a verdade é que não existe postura IDEAL, e sim aquela que você se sente mais confortável.

Para um pouco para pensar e analise ao seu redor. Com certeza você conhece pessoas que praticam esporte e possuem “boa postura” mas sentem dor nas costas, assim como deve conhecer pessoas que não possuem um “boa postura” e mesmo assim nunca sentiram dor nas costas.

Para a coluna o importante é movimentar!!!

Alongamentos não previnem lesões

Será que os alongamentos realmente previnem lesões? Veja alguns mitos que estão relacionados com o alongamento:

  • Alongar antes da musculação previne lesões. Um estudo realizado pela Cochrane demonstrou que o alongamento não trata e nem previne lesões.
  • Alongar é importante para a coluna. Não existe estudos de qualidade que mostraram os benefícios do alongamento para o tratamento de coluna. A maioria das técnicas de tratamento para dor nas costas e posturas não utilizam alongamento.
  • Alongar desenvolve flexibilidade. Ser “alongado” é completamente diferente de ser flexível. Flexibilidade se conquista com treino de flexibilidade, que não necessariamente precisa ser alongamento.

Estudos mostram que alongar pode reduzir o desempenho dos músculos. Pessoas com hipermobilidade podem ter dificuldade em suportar cargas durante os exercícios. Outro problema é que se você alongar antes do exercício, enquanto está frio, pode ter uma chance maior de sofrer uma lesão. Antes de iniciar um exercício prefira fazer um aquecimento ao invés do alongamento. 

Cirurgia raramente é necessária

Cirurgia não é a primeira opção para resolver suas dores nas costas!

A cirurgia é indicada apenas para menos de 5% das pessoas. Os tratamentos conservadores para hérnia de disco e dores nas costas, quando bem realizados, possuem excelentes resultados.

A falta de avaliação criteriosa por parte de alguns profissionais fazem com que muitos pacientes não obtenham sucesso com a reabilitação porque não identificam a origem da dor.

Por esse motivo, o Instituto RV desenvolveu um tratamento exclusivo e não cirúrgico para a coluna vertebral, chamado RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral. Totalmente não cirúrgico, o RCV já ajudou mais de 8 mil pacientes a se livrarem da dor nas costas.

Você está sofrendo de dor nas costas? Faça nosso programa de tratamento.

O RCV é rápido, individual e totalmente diferente do tratamento das clínicas de convênio.

Gostou dessas curiosidades sobre a coluna vertebral e quer saber mais? Agende sua consulta em uma de nossas unidades instaladas em vários Estados do Brasil.

  • RCV é rápido (são programas de 5 a 10 sessões).
  • Individual (1 fisioterapeuta por paciente por 40 a 60 min);
  • Exercícios específicos e técnicas de mobilização conforme as características de cada paciente.
  • Estimula o retorno do paciente para suas atividades cotidianas e esportivas de forma precoce e sem dor.
 

Gostou do conteúdo? não deixe de compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *