fbpx

Técnicas internacionais no tratamento de coluna

Segundo OMS, 90% da população do planeta já teve ou terá dor na coluna

O problema de coluna afeta muitas pessoas, sejam elas idosas ou até mesmo crianças. Formada por 33 vértebras interligadas por ligamentos, músculos e discos interarticulares, a coluna vertebral é responsável por todos os movimentos, giros e inclinações do corpo. Além disso, é muito exigida para a locomoção, atividades físicas, levantamento de peso, puxar e empurrar objetos. Os resultados são dores na coluna, que em algumas vezes, tornam-se casos de cirurgias. Mas já existem tratamentos não cirúrgicos que utilizam técnicas internacionais no tratamento de coluna.

técnicas internacionais no tratamento de coluna

É com este propósito que o Instituto RV, especializado em fisioterapia ortopédica com foco no tratamento de coluna, desenvolve o tratamento de Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV) indicado para pacientes que sofrem com dores agudas e crônicas. O tratamento é baseado na tríade de exercícios específicos, terapia manual, reconhecidas internacionalmente, e tecnologia.

O tratamento é composto por quatro fases: avaliação personalizada, terapia manual, descompressão e exercícios específicos de acordo com as características clínicas do paciente.

O RCV é indicado para:

  • hérnia de disco
  • dores cervicogênicas – dor de cabeça originada na cervical
  • alterações articulares e musculares
  • protusão discal
  • alterações posturais
  • lombalgia
  • dor ciática
  • lordose
  • escoliose
  • espondilolistese
  • cifose
  • instabilidade vertebral
  • whiplash – lesões de chicote no pescoço

“Desde 2010, o RCV vem obtendo sucesso em aproximadamente 90% dos casos com melhora total do quadro de dor. A melhora funcional do paciente nos mostra esse resultado, afinal realizamos movimentos combinados para verificar a limitação funcional, não somente a dor, mas também a funcionalidade dos movimentos”, esclarece Rodrigo Garcia, fisioterapeuta do Instituto RV.

Para melhor desempenho e sucesso no tratamento de RCV, o Instituto RV, utiliza-se de técnicas internacionais no tratamento de coluna, as quais diferenciam o atendimento dos procedimentos convencionais utilizados na maioria das clínicas, além disso, desenvolvem a terapia manual, que engloba diversas técnicas com embasamento científico com grande eficácia, metodologia utilizada no sistema público de saúde, na Austrália.

Técnicas internacionais 

Conceito Maitland tratamento de mobilização articular por meio de MICRO-movimentos

Movimento Combinado – técnica aplicada com conceitos básicos da mobilização articular com acréscimo da combinação de movimentos

Mobilização Neural – tratamento em que o terapeuta por meio da descompressão ou “desensibilização” do nervo, alivia a dor do indivíduo;

Técnicas Osteopáticas – tratamento rápido para alívio de dor manipulada pelo terapeuta por meio da Osteopatia ou Quiropraxia;

Conceito Mulligan – técnica de mobilização articular através de macromovimentos para ganhar de amplitude de movimento

Conceito McConell – terapia manual com objetivo de promover o posicionamento funcional articular e tecidual ou de um segmento por meio de bandagens adesivas; são desenvolvidas para melhor aten der e proporcionar a reabilitação dos pacientes.

Os profissionais do Instituto RV são certificados pelo Manual Concepts Institute Of Australia e muitos possuem credenciamento em MDT – McKenzie. As técnicas aplicadas têm como foco resgatar o contato direto com o paciente e o desenvolvimento de tratamentos personalizados. Além disso, a equipe também mescla às técnicas, novas tecnologias como a maca de descompressão.Clique aqui e saiba mais sobre o RCV.

Instituto RV possui 6 unidades de atendimento em Moema, Perdizes, Tatuapé, Santana, Morumbi e Saúde – Ipiranga

Técnicas internacionais no tratamento de coluna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo