A lesão de Manguito Rotador é queixa comum nos consultórios de fisioterapia.
O Manguito Rotador é formado por quatro músculos (Supra-espinhal, infra-espinhal, subescapular e redondo menor) que se originam na escápula e inserem-se nas tuberosidades da cabeça do úmero. Sua função é gerar estabilidade ao ombro, promover movimentos do braço e nutrir a articulação do ombro.
O suprimento sanguíneo deficitário do músculo supra-espinhal é um dos principais fatores para desenvolvimento de lesão de Manguito Rotador. Além disso, o trauma, o impacto (entre a tuberosidade maior do ombro e acrômio) e o atrito (degeneração) são os outros fatores considerados como causadores da lesão do manguito rotador.
Essa patologia atinge principalmente mulheres acima de 40 anos e a dor no ombro é a segunda maior causa de consultas ortopédicas perdendo apenas para a dor lombar.
O não tratamento dessa patologia pode levar a uma ruptura total do manguito rotador causando dor e perda dos movimentos do ombro.
Classificação da lesão de Manguito Rotador
Fase I: Edema e hemorragia reversíveis.
Tratamento conservador com fisioterapia e medicação promove uma recuperação total.
Fase II: Fibrose e tendinite do manguito rotador.
Tratamento conservador com fisioterapia e medicação costuma ser eficiente nos primeiros episódios de dor e por isso a importância de procurar logo um profissional.
Fase III: Ruptura completa do manguito com alterações ósseas associadas.
Geralmente o tratamento cirúrgico é o indicado porém estudos recentes mostram que a fisioterapia no longo prazo pode também ajudar na recuperação.
A base do tratamento conservador para a Lesão de Manguito Rotador é reequilibrar a musculatura do ombro e recuperar a capacidade total de movimentação em toda a amplitude de movimento.
Proposta de Tratamento da lesão de Manguito Rotador do Instituto RV
- Eletroanalgesia e Agulhamento a Seco;
- Terapia Manual;
- Bandagens Funcionais;
- Exercícios Proprioceptivos para retorno as atividades diárias, ocupacionais e esportivas;
- Exercícios de fortalecimento do manguito rotador com o objetivo de diminuir o impacto.
- Ativação dos músculos escapulares para melhorar funcionamento do ombro lesionado
No Instituto RV as sessões de fisioterapia são feitas individualmente o que aumenta a eficácia do tratamento e reduz o número de sessões.
Marque sua consulta em uma das unidades do Instituto RV.
Saiba mais sobre as principais patologias ortopédicas: