Discectomia x Artrodese para hérnia de disco?

Discectomia e Artrodese são 2 possíveis tratamentos para Hérnia de disco. Mas será que os dois são realmente efetivos e necessários?

A Hérnia de disco lombar afeta mais de 3 milhões de pessoas nos Estados Unidos a cada ano. A taxa de pacientes que realizam cirurgia continua aumentando particularmente em pacientes com mais de 60 anos.

Discectomia

O que é discectomia?

A discectomia cirúrgica é um tratamento comum e relativamente simples para Hérnia de disco lombar. Apesar de simples, esse procedimento pode gerar incapacidade e dor no paciente aumentando a chance de ser encaminhado para tratamentos mais invasivos como a artrodese (procedimento onde através de placas e parafusos é feito a fusão de algumas vértebras).

A ciência já disse “Não” para a artrodese pois ela está diretamente ligada a maior incapacidade e dor no longo prazo.

Um estudo de revisão mostrou que em até 4 anos, 1 a cada 5 pacientes que realizaram a cirurgia de artrodese lombar operaram novamente.** Em alguns países com a Austrália há uma proibição desse procedimento para pacientes com dor lombar crônica pagas pelo governo.

Um estudo recente teve como objetivo calcular a taxa de pacientes que realizam discectomia devido a dor lombar e que acabaram depois sendo encaminhados para realizar artrodese lombar.

Mais de 200.000 pacientes que realizaram discectomia lombar foram acompanhados por 10 anos. Os pacientes foram então separados em dois grupos:

– pacientes submetidos à discectomia lombar após o diagnóstico lombar inicial

– pacientes que não foram submetidos a um procedimento de discectomia lombar após o diagnóstico lombar inicial

Durante o acompanhamento, foi possível verificar que os pacientes submetidos à discectomia lombar tinham cerca de três vezes mais probabilidade de se submeter a uma artrodese lombar no futuro quando comparados aos pacientes que não haviam sido submetidos à discectomia lombar.

Fique atento. Cirurgia de coluna é indicada apenas para casos bem específicos. Se você foi diagnosticado com Hérnia de disco, protusão discal, estenose lombar, espondilolistese e outras patologias de coluna que não sejam patologias graves como fraturas e tumores o tratamento inicial deve ser conservador com medicação e cirurgia. Não se submeta a cirurgias sem antes tentar o tratamento conservador!!!

Onde fazer o tratamento de Hérnia de disco?

O Instituto RV é especializado em tratamento de coluna e criou o tratamento não invasivo chamado RCV – Reequilibrio da Coluna Vertebral que tem como objetivo principal recuperar seus pacientes sem a necessidade de cirurgia.

Encontre a unidade do Instituto RV mais próxima de você e marque sua consulta!

O RCV é utilizado desde 2010, com 90% de APROVAÇÃO!

Choquinhos, infravermelho e outros aparelhos são ineficazes no combate a dor!

Fonte: Lumbar discectomy is associated with higher rates of lumbar fusion – The Spine Journal e **https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28614279

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 respostas

  1. Olá isso e verdade eu fiz uma cirurgia de artrodese da L2,L3 e L4 com grande descompressão, tem 5 meses mas o médico já disse que vou ter fazer outra da L5 e S1 pois deu compressão na L5 e S1, era para fazer de toda a lombar primeiro, mas ele optou por fazer essa ai se precisa-se fazia mais tarde, obs: 4 anos mas vou ter que fazer agora porque a compressão piorou. disse que não adianta o modo conservador.

    1. Olá Danilo.

      Isso é muito comum. Em muitos casos o conservador pode resolver sim o problema. Para isso é necessário uma avaliação criteriosa do quadro clínico com testes clínicos e funcionais. Ja tratamentos muitos pacientes assim. Se preciso entre em contato com nossa equipe.

      Att, Equipe IRV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Central de atendimento

Antes de iniciar o seu tratamento, iremos fazer uma avaliação clínica da sua coluna e nossos profissionais indicarão qual o melhor caminho a ser seguido.

Estado de São Paulo:

Demais Localidades:

Olá, precisa de ajuda?