fbpx

Torcicolo

O torcicolo é um desvio lateral da coluna cervical “pescoço torto”. Ele é caracterizado por rigidez e dor associada a inclinação da cabeça em direção ao ombro. Muitos pacientes sofrem com quadros repetidos de torcicolo durante a vida adulta.

Um desvio a direita é caracterizado pela inclinação lateral a direita da vértebra de cima em relação à vértebra de baixo, levando a cabeça para a direita. Um desvio a esquerda é caracterizado pela inclinação lateral a esquerda da vértebra de cima em relação à vértebra de baixo, levando a cabeça para a esquerda.

Torcicolo

Características do torcicolo

  • O desvio da cabeça inicia-se com dor no pescoço;
  • O paciente é incapaz de corrigir o desvio;
  • A correção afeta a intensidade dos sintomas;
  • A cabeça e a coluna cervical alta estão visivelmente e inequivocamente desviadas para um lado;
  • A correção causa a centralização ou a piora dos sintomas periférico;
  •  Desvios que podemos encontrar são os contralaterais e ipsilaterais.

Tratamento para torcicolo

Grande parte dos torcicolos são rapidamente resolvido com terapia manual aliada a uma estratégia de movimento e carga adequada para cada caso. Tratamento passivos como “choquinhos” banho de luz e ultrassom são ineficazes para melhorar a torcicolo. Procure tratamentos que sejam baseados em exercícios progressivos e técnicas específicas de reabilitação de coluna.

O Instituto RV possui um programa de tratamento não cirúrgico chamado RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, que é indicado para Torcicolo. O objetivo desse tratamento é identificar a causa do torcicolo através um análise clínica bem criteriosa. Dessa forma, além do alívio da dor, o tratamento tem como objetivo diminuir a chance de recidiva tão comum nesses casos.

Marque sua consulta na unidade do Instituto RV mais próxima de você.

Ficou com dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Torcicolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo