fbpx

Nervo ciático e ciatalgia – Entenda nosso tratamento

A dor no nervo ciático (chamada de ciatalgia) acomete milhares de pessoas todos os anos. A boa notícia é que os tratamentos estão cada vez mais eficazes!

A dor no nervo ciático geralmente começa com o pinçamento de alguma estrutura da coluna sobre a raiz do nervo – ou até mesmo por uma inflamação ou dano em algum ponto do percurso realizado pelo nervo. Também é comum encontrarmos pacientes com Hérnia de Disco que comprime o ciático, resultando em uma dor ciática que irradia para o membro inferior.

Na maioria das vezes, a dor está relacionada a alterações mecânicas (de movimento) e/ou estruturais, que podem ser facilmente tratadas com tratamento fisioterapêutico específico. 

Também é comum que a dor ciática apareça alguns meses após o paciente realizar cirurgia ou ter tido dor lombar forte, que se estabilizou. Isso acontece, muitas vezes, devido à diminuição de movimento no pós operatório, que, por consequência, diminui a elasticidade do nervo ciático e gera dor com seu estiramento. 

Tratamento definitivo para Nervo Ciátio

Sintomas e Diagnóstico do nervo ciático

Os sintomas geralmente são intermitentes e unilaterais (na parte posterior da coxa e da perna), podendo haver perda de força e sensibilidade. Atividades, como sentar com a perna esticada, andar ou flexionar a coluna, podem aumentar o quadro de dor.

O fisioterapeuta pode diagnosticar a ciatalgia e, na maioria dos casos, não é necessário realizar exames de imagem, como raio x e ressonância magnética, para concluir o diagnóstico – o teste clínico já é suficiente.



Tratamento nervo ciático

O tratamento para dor no ciático é basicamente conservador e medicamentoso. Quando bem executado, pode eliminar a dor e restaurar toda a função do paciente, que poderá voltar a suas atividades ocupacionais e esportivas sem restrições. 

No Instituto RV, utilizamos o exclusivo programa de tratamento RCV – Reequilíbrio da Coluna Vertebral, com ênfase no uso da Maca de Flexo-Distração e Mobilização da Coluna Vertebral e exercícios específicos, para tratar as ciatalgias.  A maca de descompressão do IRV, aplicada a essa patologia, tem o o objetivo de:

  • Diminuir a compressão sobre as raízes nervosas, aliviando a dor ciática causada por pinçamento;
  • Aumentar o espaço intervertebral, melhorando a circulação local (essencial para diminuição da dor);
  • Melhorar a movimentação vertebral.

A Maca de Flexo-Distração utilizada pelo Instituto RV possibilita realizar diversos procedimentos, como tração, mobilizações e manipulações, além de ser ajustável a várias posições, dinâmicas e estáticas.

Saiba um pouco mais sobre o RCV – Reequilibrio da Coluna Vertebral, tratamento elaborado pelo Instituto RV para dor nas costas.

Cuidados especiais

Para qualquer trabalho de fisioterapia, busque uma clínica de confiança, pois os exercícios para alívio da dor no ciático devem ser específicos e bem prescritos, sob pena de prejudicar a lesão, aumentando a dor.  Um exemplo disso é o alongamento, muito utilizado em programas de reabilitação e que, em casos de ciatalgias, são contraindicados, pois diminuem o aporte sanguíneo no trajeto do nervo – gerando mais dor.

Aproximadamente 90% dos pacientes com dor ciática melhoram através do tratamento específico.

No IRV, além da maca de descompressão, o tratamento para dor no ciático é realizado  também através de exercícios específicos para alívio da dor e recuperação da função.

Durante e no término do tratamento, o paciente deve ser orientado a tomar medidas preventivas para que a dor não volte, como realizar mudanças nos hábitos posturais, ocupacionais e esportivos.

6 Unidades em São Paulo: Morumbi, Saúde/Ipiranga, Perdizes, Santana, Moema e Tatuapé.

Rolar para o topo